Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3968
Title: Qualidade total: uma nova ideologia da burocracia e suas implicações em uma distribuidora de energia elétrica
Authors: Silva, Suzzany Barreto da
metadata.dc.contributor.advisor: Ferraz, Joana D'Arc Fernandes
metadata.dc.contributor.members: Costa, Alessandra de Sá Mello da
Montalvão, Sérgio de Souza
Martins, Paulo Emílio Matos
Issue Date: 6-Jul-2017
Abstract: Este trabalho buscou compreender como ocorre o processo de construção ideológica da burocracia em torno da TQM. O objetivo central foi analisar a forma como este conjunto de práticas foi aplicado à rotina de uma distribuidora de energia elétrica. O pressuposto é que a qualidade total é um apanhado de práticas de teorias administrativas anteriores, amparada no discurso ideológico neoliberal. Ademais, a implementação das práticas da TQM por meio dos chamados programas de qualidade, em geral, não respeitam as particularidades culturais dos trabalhadores e empresas brasileiras originando distorções formalísticas. A estratégia desse trabalho consistiu na contextualização histórica até a concepção e implementação do programa de qualidade na distribuidora. Categorias foram elaboradas após análise de literatura da TQM, bem como de depoimentos colhidos nesta pesquisa. Essas categorias foram elencadas para facilitar a identificação dos pressupostos da TQM. A metodologia de História Oral (doravante HO) foi utilizada na construção de novas fontes históricas, no caso dos relatos de trabalhadores. Além disso, a metodologia foi empregada para compreender as implicações da construção ideológica da TQM e suas práticas na forma de trabalhar.
metadata.dc.description.abstractother: This work sought to understand how the process of ideological construction of the bureaucracy around TQM occurs. The central objective was to analyze how this set of practices was applied to the routine of an electric energy distributor. The assumption is that total quality is a collection of practices from previous administrative theories, supported by neoliberal ideological discourse. In addition, the implementation of TQM practices through the so-called quality programs, in general, do not respect the cultural particularities of Brazilian workers and companies, causing formalistic distortions. The strategy of this work consisted in the historical contextualization until the conception and implementation of the quality program in the distributor. Categories were elaborated after TQM literature analysis, as well as testimonials collected in this research. These categories were listed to facilitate the identification of the TQM assumptions. The Oral History methodology (hereafter HO) was used in the construction of new historical sources, in the case of workers reports. In addition, the methodology was used to understand the implications of the ideological construction of TQM and its practices in the way of working
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/3968
Appears in Collections:PPGAd - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação - Suzzany Barreto.pdf1.46 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.