A MEDIAÇÃO DO CONSUMO MIDIÁTICO NO UNIVERSO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DO PROJETO GENTE
TICs na Educação
Educação para a mídia
Educomunicação
Novas tecnologias
Política educacional
Mídia
Comunicação
Educação
Educational technology
ICT in education
Media education
Educational communication
New technologies
Bezerra, Wagner da Silveira | Posted on:
2015
Abstract
O problema central desta dissertação refere-se à necessidade de adaptação da comunidade
escolar em face da necessária reconfiguração das estratégias de ensino-aprendizagem, a partir
do uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) enquanto ferramentas
pedagógicas nos ambientes escolares. O objetivo principal é analisar o processo de
adaptabilidade de educandos e educadores frente a esse processo, por meio do estudo de caso
do Projeto Ginásio Experimental de Novas Tecnologias (GENTE), desenvolvido na Escola
Municipal André Urani, na Rocinha, Rio de Janeiro. O objetivo secundário é compreender
como se dá a mediação do consumo de mídia em um ambiente em que o uso das TICs ganhou
centralidade. Do ponto de vista teórico, pretende-se discutir aspectos das interconexões entre
os campos da Comunicação e da Educação, a partir de referencial que tem como alicerce a
produção de autores filiados aos estudos culturais, sobretudo os latino-americanos, em
posição dialógica às teorias dos campos da Educação para a mídia, destacando-se a
Educomunicação e a Mídia-Educação, bem como alguns pressupostos da chamada Educação
para o Século XXI. Para o levantamento de dados valeu-se, primordialmente, da abordagem
qualitativa, com uso de pesquisa exploratória, observação participativa e entrevistas em
profundidade. A análise dos dados baseou-se na utilização da teoria do Discurso do Sujeito
Coletivo (DSC) e do software desenvolvido para aplicação dessa técnica. Dentre os principais
resultados alcançados, destaca-se a agregação de conhecimento científico que possa, de
alguma forma, colaborar com as políticas públicas de Educação e com ações subsequentes do
uso das TICs nos ambientes públicos escolares, por meio do relato de um caso real de
empenho adaptativo coletivo para tornar o uso das novas tecnologias um aliado na missão de
educar e preparar os alunos para a vida cidadã, sem perder de vista os novos desafios da
Educação, como a promoção da autonomia e do protagonismo infantil e juvenil
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
Tecnologias educacionaisSubject(s)
Tecnologias educacionaisTICs na Educação
Educação para a mídia
Educomunicação
Novas tecnologias
Política educacional
Mídia
Comunicação
Educação
Educational technology
ICT in education
Media education
Educational communication
New technologies