• português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social
  • PPGMC - Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - Niterói
  • PPGMC - Mestrado - Niterói
  • PPGMC - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • IACS - Instituto de Arte e Comunicação Social
  • PPGMC - Programa de Pós-Graduação em Mídia e Cotidiano - Niterói
  • PPGMC - Mestrado - Niterói
  • PPGMC - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
DISSERTAÇÃO WAGNER DA SILVEIRA... (1.160Mb)

Collections
  • PPGMC - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A MEDIAÇÃO DO CONSUMO MIDIÁTICO NO UNIVERSO ESCOLAR: ESTUDO DE CASO DO PROJETO GENTE
Bezerra, Wagner da Silveira | Posted on: 2015
Abstract
O problema central desta dissertação refere-se à necessidade de adaptação da comunidade escolar em face da necessária reconfiguração das estratégias de ensino-aprendizagem, a partir do uso das novas Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs) enquanto ferramentas pedagógicas nos ambientes escolares. O objetivo principal é analisar o processo de adaptabilidade de educandos e educadores frente a esse processo, por meio do estudo de caso do Projeto Ginásio Experimental de Novas Tecnologias (GENTE), desenvolvido na Escola Municipal André Urani, na Rocinha, Rio de Janeiro. O objetivo secundário é compreender como se dá a mediação do consumo de mídia em um ambiente em que o uso das TICs ganhou centralidade. Do ponto de vista teórico, pretende-se discutir aspectos das interconexões entre os campos da Comunicação e da Educação, a partir de referencial que tem como alicerce a produção de autores filiados aos estudos culturais, sobretudo os latino-americanos, em posição dialógica às teorias dos campos da Educação para a mídia, destacando-se a Educomunicação e a Mídia-Educação, bem como alguns pressupostos da chamada Educação para o Século XXI. Para o levantamento de dados valeu-se, primordialmente, da abordagem qualitativa, com uso de pesquisa exploratória, observação participativa e entrevistas em profundidade. A análise dos dados baseou-se na utilização da teoria do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e do software desenvolvido para aplicação dessa técnica. Dentre os principais resultados alcançados, destaca-se a agregação de conhecimento científico que possa, de alguma forma, colaborar com as políticas públicas de Educação e com ações subsequentes do uso das TICs nos ambientes públicos escolares, por meio do relato de um caso real de empenho adaptativo coletivo para tornar o uso das novas tecnologias um aliado na missão de educar e preparar os alunos para a vida cidadã, sem perder de vista os novos desafios da Educação, como a promoção da autonomia e do protagonismo infantil e juvenil
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Source
Tecnologias educacionais
Subject(s)
Tecnologias educacionais
TICs na Educação
Educação para a mídia
Educomunicação
Novas tecnologias
Política educacional
Mídia
Comunicação
Educação
Educational technology
ICT in education
Media education
Educational communication
New technologies
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3989
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram