Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - ICHF
  • GGS - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado - Niterói
  • GGS - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Instituto de Ciências Humanas e Filosofia - ICHF
  • GGS - Curso de Graduação em Ciências Sociais - Bacharelado - Niterói
  • GGS - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
lidia regina.pdf (981.6Kb)

Collections
  • GGS - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
O FRACASSO ESCOLAR NA ESCOLA BÁSICA
Clemente, Lídia Regina de Souza | Posted on: 2017
Abstract
O objetivo deste trabalho é analisar as impressões dos educadores sobre o fracasso escolar e escola como espaço formativo. Esta temática é cativante e relevante quanto complexa. O debate sobre fracasso escolar toca em atitudes, comportamentos, valores. Conseqüentemente, o debate, expõe muitas feridas, incomoda. Ele provoca reações, resistências no íntimo dos estudantes. A proximidade que esta pesquisa possibilitou com o cotidiano escolar nos levou a perceber incômodos e resistências no campo dos valores e comportamentos dos estudantes da escola básica. Há tensões no terreno melindroso da cultura escolar e docente, vejo este ponto como um dos méritos do trabalho. Possivelmente o fracasso escolar chega a incomodar-nos tanto porque nossas sensibilidades humanas foram reeducadas nas lutas por nossos direitos, nas lutas contra tantas formas de exclusão que acontecem na escola e nas práticas docentes. Foi com base nessas considerações que se realizou a investigação desse trabalho de pesquisa. Em vista dos objetivos da pesquisa, foram definidas as estratégias de coleta e análise de dados. Para obter os dados da pesquisa, empregaram-se: a) entrevistas estruturadas com os professores atuantes na turma escolhida; b) observações de processos sociais e aspectos culturais do colégio onde se realizou a pesquisa, principalmente dentro da sala de aula e c) análise de documentos oficiais pertinentes à educação básica. Os achados foram analisados em conjunto e à luz dos pressupostos teóricos da investigação dando origem aos resultados da pesquisa
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de curso
Subject(s)
Fracasso escolar
Currículo
Ensino
Escola
Fracasso escolar
Escola
Ensino
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/3993
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram