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dc.contributor.advisorValente, Geilsa Soraia Cavalcanti-
dc.contributor.authorSouza, Joana Darc Fialho de-
dc.date.accessioned2017-07-13T18:11:37Z-
dc.date.available2017-07-13T18:11:37Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationSouza, Joana Darc Fialho de. O ensino crítico reflexivo para a tomada de decisão na formação do enfermeiro: uma questão de competências. 2017. 112 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúde), Niterói, 2017pt_BR
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4003-
dc.description.abstractNa atualidade, a educação tem passado por mudanças significativas com intuito de formar profissionais com competência para lidar com as demandas dos serviços de saúde. Apoiadas no processo de ensino-aprendizagem, onde o estudante faz parte da construção do próprio conhecimento, essas estratégias pedagógicas participativas facilitam a aprendizagem e desenvolvem o pensamento crítico e reflexivo. Dessa maneira, o professor precisa se aperfeiçoar e buscar suas próprias competências para ensinar. A pesquisa tem como objetivos: Analisar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas na formação do enfermeiro para desenvolver as competências gerenciais de enfermagem; identificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas no ensino de graduação em enfermagem; discutir as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas que favorecem o desenvolvimento do pensamento crítico reflexivo para a tomada de decisão. Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, que teve como participantes 19 professores do curso de Graduação em enfermagem de uma instituição pública. Para coleta de dados foram utilizados roteiro de entrevista, questionário e observação. As entrevistas foram analisadas com base na análise de conteúdo temática, emergindo três categorias: 1- Estratégias de ensino para a prática crítica e reflexiva; 2 - Desenvolvimento de competências gerenciais na formação do enfermeiro, 3 -O professor e sua competência profissional. Foram seguidos os preceitos da Resolução 466/12, que trata da pesquisa com seres humanos. Os resultados demonstraram que a aula expositiva ainda é o método mais utilizados pelos professores, seguido de dinâmica e seminário, e apontou a simulação como um método que vem crescendo no mundo, pois aproxima a prática com a realidade da assistência e segurança do paciente. Das competências gerenciais desenvolvidas nos estudantes e que refletem no raciocínio crítico reflexivo para a tomada de decisão verificamos a liderança, comunicação, trabalho em grupo, empreendedorismo entre outros. Os professores desenvolveram suas competências no que tange o processo de ensino-aprendizagem, mas ainda vemos alguns resquícios de uma educação tradicional. Concluímos que são necessários programas de atualização e capacitação pedagógica constantes nas instituições de ensino e também pesquisas que caracterizem os resultados dessas estratégias na prática assistencialpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Fabiana Gonçalves Pinto (benf@ndc.uff.br) on 2017-07-13T18:11:37Z No. of bitstreams: 1 Joana Darc Fialho de Souza.pdf: 3291519 bytes, checksum: 0d722bb11a569e8ff784524d255e5468 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-07-13T18:11:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Joana Darc Fialho de Souza.pdf: 3291519 bytes, checksum: 0d722bb11a569e8ff784524d255e5468 (MD5) Previous issue date: 2017en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleO ensino crítico reflexivo para a tomada de decisão na formação do enfermeiro: uma questão de competênciaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducação em enfermagempt_BR
dc.subject.keywordGerênciapt_BR
dc.subject.keywordCompetênciaspt_BR
dc.contributor.membersValadares, Glaucia Valente-
dc.contributor.membersDantas, Claudia de Carvalho-
dc.degree.levelMestrado acadêmicopt_BR
dc.creator.affilliationMestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúdept_BR
dc.subject.descriptorEducação em Enfermagempt_BR
dc.subject.descriptorGerênciapt_BR
dc.subject.descriptorCompetênciaspt_BR
dc.subject.keywordotherNursing educationpt_BR
dc.subject.keywordotherManagementpt_BR
dc.subject.keywordotherCompetenciespt_BR
dc.description.abstractotherNowadays, education has undergone significant changes in order to train professionals with competence to deal with the demands of health services. Supported in the teaching-learning process, where the student is part of the construction of own knowledge, participatory pedagogical strategies facilitate learning and develop critical and reflective thinking. In this way, the teacher needs to perfect himself and seek his own skills to teach. The research aims to: analyze the teaching-learning strategies used in the training of nurses to develop managerial nursing competencies; identify the teaching-learning strategies used in undergraduate nursing education; discuss the teaching-learning strategies used that favor the development of reflective critical thinking for decision-making. This is a qualitative study, of the case study type, which had as participants 19 professors of the undergraduate nursing course of a public institution. Data was collected using an interview script, questionnaire and observation. The interviews were analyzed based on the analysis of thematic content, emerging three categories: 1 - Strategies of teaching for critical and reflective practice; 2 - Development of managerial skills in the training of nurses, 3 - The teacher and his professional competence. The precepts of resolution 466/12 dealing with human research were followed. The results showed that the lecture is still the most used method by teachers, followed by dynamics and seminar, and pointed to simulation as a method that is growing in the world, as it brings the practice closer to the reality of patient care and safety. Among the managerial skills developed in the students that reflect in the reflective critical reasoning for the decision making, we verify leadership, communication, work in group, entrepreneurship and others. Teachers have developed their skills in the teaching-learning process, but we still see some remnants of a traditional education. We conclude that pedagogical updating and pedagogical training programs are needed in teaching institutions and also research that characterize the results of these strategies in the practice of carept_BR
dc.identifier.vinculationAluno de mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentEscola de Enfermagem Aurora de Afonso Costapt_BR
dc.degree.programMestrado Acadêmico em Ciências do Cuidado em Saúdept_BR
dc.degree.date2017-03-16-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:PACCS - Teses e Dissertações

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