O AUTOCONHECIMENTO E SUA MULTIDIMENSIONALIDADE APLICADA À EQUIPES DE TRANSPLANTES
Pessoal de saúde
Gestão do conhecimento
Transplantes
Sociopoética
Enfermagem psiquiátrica
Enfermagem psiquiátrica
Emoções manifestas
Pessoal de saúde
Transplantes
Emotions expressed
Health personnel
Knowledge management
Transplants
Sociopoetics
Psychiatric nursing
Fonseca, Paula Isabella Marujo Nunes da | Posted on:
2017
Abstract
Estudo buscou compreender o autoconhecimento como estratégia de manutenção da saúde mental das equipes de transplantes que realizam a entrevista familiar para doação de órgãos. Para isso investigou-se a experiência emocional vivenciada na entrevista familiar em âmbito nacional (Porto Alegre, Brasil) e internacional (Porto, Portugal). Objetivo geral: propor um modelo de desenvolvimento de perspectiva de autoconhecimento baseada nos referenciais teóricos e nos desvelares promovidos pela produção de dados. Objetivos específicos: 1) promover experimentações estéticas com os coordenadores avançados em transplantes para acessar os conteúdos inconscientes presentes no processo de doação de órgãos; 2) desvelar ações de promoção em saúde mental baseadas no autoconhecimento dos coordenadores avançados em transplantes observadas nos cenários nacionais e internacionais; 3) revelar por meio da produção de dados expressivos evidenciados através da Sociopoética, novas estratégias de enfrentamento das situações difíceis; 4) analisar a repercussão das estratégias de enfrentamento delineadas para as situações de comunicação difícil no cotidiano laboral dos coordenadores avançados em transplantes. Método: Pesquisa de abordagem Sociopoética, com parte de registro em diário de participante. A maior parte dos dados foram produzidos por meio de encontros com o grupo-pesquisador em abril de 2016, e outra parte foi coleta por meio das impressões observadas e registradas de diário de campo de outubro de 2016 à janeiro de 2017. Os participantes foram os coordenadores avançados em transplantes integrantes das equipes que atuam no processo de doação de órgãos em ambos os países investigados. A análise dos dados sociopoéticos foi do tipo, classificatória, transversal e filosófica, enquanto os dados internacionais foram submetidos a análise de conteúdo. Todos os dados produzidos têm como fonte principal de interpretação a perspectiva teórica de Juan Casassus e Jean Watson. Estudo aprovado no CEP respeitando os princípios éticos de pesquisas com seres humanos. Resultados e Discussão: De acordo com os dados foi possível observar a formação de três eixos principais que foram: Autoconhecimento, relacionado ao Coordenador e relacionado às Associações Inconscientes; Estratégias de enfrentamento das situações difíceis, sobre Si Mesmo (Lidar consigo mesmo); e , Ações de Promoção à Saúde Mental. Sendo assim, foi possível estabelecer trocas de saberes, não somente sobre o processo duro, quase aristocrático da doação, mas de saberes outros, socialmente construídos (FREIRE, 2002), muito relacionados ao seio familiar como os que envolvem valores, sentimentos, sensações, medos, inseguranças, que são trivialmente recalcados à turbulência existencial humana. Considerações Finais: Os coordenadores avançados em transplantes iniciaram o movimento de autoconhecimento ao fazerem associações de situações vivenciadas no processo de doação de órgãos com elementos do inconsciente tornando-os acessíveis ao nível consciente, em sequência, ao identificarem o desvelar de suas emoções e as representarem em situações ocorridas frequentemente, conseguiram observar que é preciso se posicionarem mais em relação a si mesmos, e se questionarem como estão enfrentando seus conflitos, aplicando tais conhecimentos na prática, de modo a se reorganizarem e a lidarem melhor com as situações difíceis concernentes a entrevista familiar para doação de órgãos
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Document type
TeseSource
FONSECA, Paula Isabella Marujo Nunes da. O autoconhecimento e sua multidimensionalidade aplicada à equipes de transplantes. 2017. 182 f. Tese (Doutorado em Ciências do Cuidado em Saúde) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2017Subject(s)
Emoções manifestasPessoal de saúde
Gestão do conhecimento
Transplantes
Sociopoética
Enfermagem psiquiátrica
Enfermagem psiquiátrica
Emoções manifestas
Pessoal de saúde
Transplantes
Emotions expressed
Health personnel
Knowledge management
Transplants
Sociopoetics
Psychiatric nursing