Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012
Title: Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil
Authors: Venancio, Milena de Azeredo Pacheco
metadata.dc.contributor.advisor: Farbiarz, Alexandre
metadata.dc.contributor.members: Saldanha, Patrícia Gonçalves
Farbiarz, Alexandre
Gamba Junior, Nilton Gonçalves
Issue Date: 14-Jul-2017
Abstract: A pesquisa “Diálogos da diferença: alteridade e preconceito a partir da narrativa ficcional infantojuvenil” tem como objetivo compreender como se configura, nas relações de alteridade presentes em narrativas ficcionais infantojuvenis, o potencial educativo sobre a questão do preconceito, sendo o objeto de estudo a série de filmes Harry Potter. Parte-se das definições sobre aspectos do preconceito, tendo nas relações de alteridade um ponto focal. Busca-se discutir como a narrativa ficcional pode enunciar possibilidades de discussão sobre o preconceito, sob a perspectiva da hexis educativa proposta por Sodré (2013). Por fim, a abordagem teórica sustentará o estudo de caso que analisa falas específicas ao longo dos oito filmes da série Harry Potter, com base nos conceitos da sociolinguística interacional. Busca-se, portanto, mostrar como a pesquisa proposta responde à hipótese de que Harry Potter pode ser um caso que mostre como determinados elementos constitutivos da narrativa ficcional infantojuvenil podem ser vistos sob uma perspectiva educativa que propicie a reflexão sobre o tema do preconceito junto ao público
metadata.dc.description.abstractother: The research "Dialogues of difference: otherness and prejudice from fictional farrative for children and teenagers" aims to understandhow the educational potential on the question of prejudice is configured in the relations of otherness in fictional narratives of children and teenagers, being Harry Potter film series an object of study. It starts from aspects of prejudice, having the relations of otherness as a focal point. It aims to discuss if a fictional narrative can enunciate possibilities of discussion about the prejudice, from the perspective of educational hexis by Sodré (2013). Finally, a theoretical approach supports a study that analyzes specific speeches throughout the eight Harry Potter films based on the concepts of interactional sociolinguistics. Therefore, it aims to show how the research can proves the hypothesis that Harry Potter can be an example that shows how the constituent elements of the fiction narrative for children and teenagers can be seen from an educational perspective that provides a reflection on the theme of the prejudice close to the audience
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4012
Appears in Collections:PPGMC - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação FINAL- Milena de Azeredo Pacheco Venancio .pdfDissertação4.25 MBAdobe PDFView/Open
Venancio, Milena de Azeredo Pacheco..- MESTR.-MÍDIA E COTIDIANO.- FICHA CATALOGRÁFICA.pdfficha catalográfica73.25 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.