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O FINANCIAMENTO DE CAMPANHA E SUA RELAÇÃO NO SISTEMA POLÍTICO BRASILEIRO A PARTIR DA REFORMA POLÍTICA EM 2003 E 2013
Reforma política
Sistema eleitoral brasileiro
Políticas públicas
Políticas públicas
Campaign funding
Political reform
Brazilian electoral system
Public policy
Gama, Charles Eleotério | Posted on:
2016
Abstract
O presente trabalho visa, de modo claro e objetivo, analisar o financiamento de campanhas eleitorais no Brasil, além de discutir a proposta de financiamento público exclusivo. Dentro do debate, no que tange à reforma política, algumas questões são suscitadas sobre o sistema eleitoral brasileiro, a reforma política, as propostas de financiamento público/privado e o financiamento público como uma política pública a partir da ótica do Estado. Ademais, faz-se uma breve comparação entre os modelos propostos no Brasil e nos Estados Unidos e destacam-se algumas considerações a respeito do balanço eleitoral entre 2003 e 2013 julgadas pertinentes: financiamento de campanha no Brasil e a sua relação com empresas, sindicatos, sociedade e a máquina estatal. Diante desse contexto, a principal finalidade deste material é trazer mecanismos de reflexão que superem análises das propostas do financiamento exclusivamente público – presentes no decorrer do texto –, dialogando com as ideias de autores que tratam sobre o tema
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
GAMA, Charles Eleotério. O financiamento de campanha e sua relação no sistema político brasileiro a partir da reforma política em 2003 e 2013. 2016. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Políticas Públicas)-Instituto de Educação de Angra dos Reis, Universidade Federal Fluminense, 2016.Subject(s)
Financiamento de campanhasReforma política
Sistema eleitoral brasileiro
Políticas públicas
Políticas públicas
Campaign funding
Political reform
Brazilian electoral system
Public policy