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Title: A praia de Ipanema como espaço midiático de consumo e afetos
Authors: Paradas, Ana Carolina Costa
metadata.dc.contributor.advisor: Bedran, Laura Martini
metadata.dc.contributor.members: Atem, Guilherme Nery
Fernandes, Cíntia SanMartin
Issue Date: 24-Jul-2017
Abstract: A praia de Ipanema, por todo seu histórico cultural inovador, disseminou costumes e comportamentos que foram aderidos à identidade cultural carioca. Suas areias também serviram de inspiração para o surgimento de modismos, que influenciaram cidadãos e simpatizantes do local. Acredita-se que frequentadores cotidianos e sazonais, assim como os “empreendedores da areia”, mais conhecidos como vendedores ambulantes, se relacionem e se desenvolvam, em parte, com e a partir da atmosfera ipanemense. Desta forma, esta dissertação investiga a praia de Ipanema como um espaço midiático de consumo e afetos, onde estão em evidência as trocas e produções de sociabilidades presentes no cotidiano praiano, assim como a expansão do consumo de bens que vão além de sua materialidade. Para isso, esta dissertação se dividirá em duas etapas, a primeira é composta pela descrição e análise de contextos históricos e conceitos teóricos relacionados ao tema. Na segunda etapa, será evidenciada uma pesquisa de campo de caráter etnográfico, pois tentará compreender o ambiente e o comportamento cotidiano ipanemense, inicialmente através de uma observação sistemática nas areias e no calçadão da praia, e posteriormente, a partir de entrevistas estruturadas com frequentadores e ambulantes de Ipanema.
metadata.dc.description.abstractother: Ipanema beach, for all its innovative cultural history, disseminated customs and behaviors that were adhered to the Carioca cultural identity. Its sands also served as inspiration for the appearance of fashions, which influenced citizens and supporters of the place. It is believed that daily and seasonal goers, as well as the "sand businessman", better known as street vendors, relate to and develop in part with and from the atmosphere of Ipanema. Thus, this dissertation investigates Ipanema beach as a media space of consumption and affection, where the exchanges and productions of sociabilities present in everyday life are evidenced, as well as the expansion of the consumption of goods that go beyond their materiality. For this, this dissertation will be divided in two stages, the first is composed by the description and analysis of historical contexts and theoretical concepts related to the theme. In the second stage, a field research of ethnographic character will be evidenced, since it will try to understand the environment and the daily behavior of Ipanema, initially through a systematic observation in the sands and on the boardwalk of the beach, and later, from structured interviews with regulars and hawkers from Ipanema.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4036
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