A PRAIA DE IPANEMA COMO ESPAÇO MIDIÁTICO DE CONSUMO E AFETOS
Praia de Ipanema
Consumo
Identidade
Rio de Janeiro, RJ
Ipanema, RJ
Mídia
Identidade cultural
Rio de Janeiro
Ipanema beach
Consumption
Identity
Paradas, Ana Carolina Costa | Posted on:
2017
Abstract
A praia de Ipanema, por todo seu histórico cultural inovador, disseminou costumes e
comportamentos que foram aderidos à identidade cultural carioca. Suas areias também
serviram de inspiração para o surgimento de modismos, que influenciaram cidadãos e
simpatizantes do local. Acredita-se que frequentadores cotidianos e sazonais, assim como os
“empreendedores da areia”, mais conhecidos como vendedores ambulantes, se relacionem e
se desenvolvam, em parte, com e a partir da atmosfera ipanemense. Desta forma, esta
dissertação investiga a praia de Ipanema como um espaço midiático de consumo e afetos,
onde estão em evidência as trocas e produções de sociabilidades presentes no cotidiano
praiano, assim como a expansão do consumo de bens que vão além de sua materialidade. Para
isso, esta dissertação se dividirá em duas etapas, a primeira é composta pela descrição e
análise de contextos históricos e conceitos teóricos relacionados ao tema. Na segunda etapa,
será evidenciada uma pesquisa de campo de caráter etnográfico, pois tentará compreender o
ambiente e o comportamento cotidiano ipanemense, inicialmente através de uma observação
sistemática nas areias e no calçadão da praia, e posteriormente, a partir de entrevistas
estruturadas com frequentadores e ambulantes de Ipanema.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
Rio de JaneiroPraia de Ipanema
Consumo
Identidade
Rio de Janeiro, RJ
Ipanema, RJ
Mídia
Identidade cultural
Rio de Janeiro
Ipanema beach
Consumption
Identity