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D2014 - Thiago Graça Ramos.pdf (575.9Kb)

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UM MODELO HÍBRIDO INCORPORANDO PREFERÊNCIAS DECLARADAS E ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS APLICADA AO TRANSPORTE DE CARGAS NO BRASIL
Ramos, Thiago Graça | Posted on: 27 jul. 2017
Abstract
Esse estudo visa construir um modelo para identificar a forma ideal de transporte de carga no Brasil, para pequenas e médias empresas que contratam este tipo de serviço. O trabalho utilizou as técnicas DEA, preferência declarada e logito ordinal para avaliar as pequenas e médias empresas que contratam transporte de carga no Brasil, verificando os aspectos importantes para a tomada de decisão na contratação deste serviço. Inicialmente, aplicou-se a ferramenta DEA para classificar as eficiências em alta, média e baixa, utilizandose o resultado de tal classificação como a variável dependente do modelo logito ordinal. As variáveis independentes deste modelo foram as utilidades oriundas da preferência declarada e do modelo de MaxDiff, que avaliou características não pertencentes ao modelo de preferência declarada. A análise dos dados indicou que a migração do modo rodoviário para o ferroviário seria melhor para as empresas, já que o primeiro acaba sendo utilizado pela falta de opção pelo segundo. Outro importante resultado do estudo foi a indicação de que as empresas com produtos de maior valor agregado são mais eficientes. Por fim, o modelo indicou que o modo de operação a ser buscado pelas empresas de transporte de carga deve incluir segurança e rapidez na entrega, propiciando facilidade de acesso ao consumidor.
[Texto sem Formatação]
Document type
Tese
Subject(s)
Transporte de carga
Logito ordinal
Análise envoltória de dados
Preferencia declarada
Sistemas, apoio à decisão e logística
Freight transport
Data envelopment analysis
Ordinal logit
Revealed preference
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4073
License Term
CC-BY-SA
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