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Title: Ergonomia e formação: limites para formar e transformar o trabalho numa mineradora de carvão autogestionária
Authors: Oliveira, Vicente Aguilar Nepomuceno de
metadata.dc.contributor.advisor: Alvarez, Denise
metadata.dc.contributor.advisorco: Figueiredo, Marcelo
metadata.dc.contributor.members: Athayde, Milton Raimundo Cidreira de
Figueiredo, Marcelo Gonçalves
Muniz, Helder Pordeus
Thiollent, Michel Jean Marie
Issue Date: 27-Jul-2017
Abstract: Esta tese apresenta o percurso do projeto Mineiros para o Estudo do Trabalho na Autogestão (META). O Projeto META foi uma pesquisa-ação desenvolvida na COOPERMINAS tendo como base as metodologias que conciliam a Ergonomia com a Formação dos Trabalhadores. O objetivo desta tese é Identificar os fatores que limitam a eficácia de uma intervenção que visa conciliar Ergonomia e Formação em relação à transformação das condições de trabalho e ao desenvolvimento da experiência profissional. Este objetivo geral vai se desdobrar nas seguintes questões de pesquisa a serem respondidas ao longo dessa tese: Qual o corpo teórico metodológico acumulado dentro do campo da Ergonomia e formação e como o projeto META dialoga com ele? Quais fatores limitaram a eficácia do projeto META/Cooperminas em relação à construção de condições para a transformação das condições de trabalho? Quais fatores limitaram a eficácia da formação voltada para o desenvolvimento da experiência profissional no projeto META/Cooperminas? A metodologia do projeto META foi sustentada pela analise ergonômica do trabalho que foi utilizada como método para identificar o objeto a ser trabalhado na formação dos trabalhadores e também como método para a formação dos trabalhadores. O projeto META se propôs a transformar o trabalho e os trabalhadores como objetivos indissociáveis. Esse referencial teórico- metodológico nos permitiu aprofundar a análise do trabalho em uma empresa de autogestão, facilitando a compreensão de uma situação de trabalho específica e gerando um conjunto de recomendações para a sua transformação, com vistas a favorecer a saúde e segurança dos trabalhadores e a produção na empresa. Entretanto, uma série de limites para a transformação do trabalho e para a formação dos trabalhadores foram encontradas e restringiram a eficácia da intervenção.
metadata.dc.description.abstractother: This thesis presents the project “Miners for the Study of Work on Self-Management” (META). The META project was an action research developed in Cooperminas based on the methodologies that combines ergonomics with workers training. The aim of this thesis is to identify the factors that limit the effectiveness of an intervention that aims to combine ergonomics and training in relation to the transformation of working conditions and the development of professional experience. This general objective will unfold in the following research questions to be answered throughout this thesis: What is the accumulated methodological theoretical framework within the field of ergonomics and training and what is the relation of it with the META project? What factors have limited the effectiveness of META / Cooperminas project regarding the possibilities for changing the work conditions? What factors have limited the effectiveness of training directed towards the development of professional experience in project META / Cooperminas? The methodology of the META project was supported by the Ergonomic Work Analysis that has been used as a method to identify the object to be used in the training of workers and also as a method for training of workers. The META project aimed to transform the work and workers as inextricably linked. This theoretical framework has enabled us to deepen the analysis of the work in a self- management company, facilitating the understanding of specific work situation and generating a set of recommendations for processing, in order to promote the health and safety of workers and the production in the company. However, a number of limits on the transformation of work and the training of workers were found and restricted the effectiveness of the intervention.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4081
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