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dc.contributor.advisorBergiante, Níssia Carvalho Rosa-
dc.contributor.authorVeiga, Cergio Roberto-
dc.date.accessioned2017-07-28T14:57:18Z-
dc.date.available2017-07-28T14:57:18Z-
dc.date.issued2017-07-28-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4107-
dc.description.abstractA elevada taxa de evasão escolar é o assunto em destaque nos debates e argumentações relativos às políticas públicas educacionais. O fenômeno está relacionado a aspectos socioeconômicos e culturais, destacando-se entre suas variadas causas a necessidade de trabalhar, desinteresse individual do aluno, dificuldade de aprendizagem, falta de conhecimento didático do corpo docente, envolvimento com drogas, gravidez, etc. Este trabalho tem como objetivo propor a elaboração de estratégias de prevenção à evasão que motive a permanência dos estudantes do ensino médio integrado em suas trajetórias acadêmicas no âmbito do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Utilizou-se as abordagens qualitativa e quantitativa, do tipo estudo de caso. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica sobre o tema a fim de se definir quais seriam as principais causas da evasão escolar. Em seguida, empregou-se como instrumento para coleta dos dados, um questionário semiestruturado que foi aplicado por via telefônica a uma amostra de discentes evadidos e entrevista, de forma presencial, aos coordenadores dos cursos inerentes a pesquisa. Ambos os instrumentos foram estruturados tomando por base a revisão de literatura, os objetivos e as questões da pesquisa definidos. Os discentes, participantes da pesquisa, foram escolhidos de forma não probabilística, sendo a amostra proveniente da UnED Maracanã. Os resultados apontaram que a ocorrência desse fenômeno é promovida em função da condição socioeconômica e cultural na qual o aluno está inserido, consolidando-se o fator “desinteresse próprio” como a causa mais significativa da evasão ocorrida na Unidade Maracanã. A análise dos dados evidencia que a revitalização do currículo vigente, implementação de um sistema de reforço escolar, implantação do sistema de restaurante universitário, um manual orientativo sobre o conteúdo de cada curso ofertado e a redução do período letivo para 03 anos podem contribuir efetivamente na amenização da evasão escolar no espaço pesquisado.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Joana Azevedo (joanad@id.uff.br) on 2017-06-30T18:39:56Z No. of bitstreams: 1 DISSERT Cergio Roberto Veiga.pdf: 1289185 bytes, checksum: e8245524f6274557d288f4de69540305 (MD5)en
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dc.description.provenanceSubmitted by Joana Azevedo (joanad@id.uff.br) on 2017-07-25T19:10:47Z No. of bitstreams: 1 DISSERT Cergio Roberto Veiga.pdf: 1286559 bytes, checksum: 27cd91343e37a42c14369f2cf2e9268d (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleFatores predominantes da evasão escolar no ensino médio integrado: uma proposta de estratégia de prevenção para o CEFET/RJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEducaçãopt_BR
dc.subject.keywordCEFET/RJpt_BR
dc.subject.keywordEnsino integradopt_BR
dc.subject.keywordEvasão escolarpt_BR
dc.contributor.membersMéxas, Mirian Picinini-
dc.contributor.membersSouza, Cristina Gomes de-
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorEvasão escolarpt_BR
dc.subject.descriptorEducação profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorCentro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonsecapt_BR
dc.subject.keywordotherEducationpt_BR
dc.subject.keywordotherIntegrated educationpt_BR
dc.subject.keywordotherDropout schoolpt_BR
dc.description.abstractotherThe high dropout rate is the issue highlighted in the debates and arguments relating to educational policy. The phenomenon is related to socio-economic and cultural aspects, among its various causes the need to work, individual student disinterest, learning disability, lack of faculty teaching knowledge, involvement with drugs, pregnancy, etc. This paper aims to propose the elaboration of strategies for the prevention of evasion that will motivate the permanence of students integrated high school in their academic trajectories within the Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Using qualitative and quantitative approaches, case study type. It was initially conducted a literature search on the topic in order to define which are the main causes of truancy. Then, it was used as a tool for data collection, a semi-structured questionnaire which was applied via a telephone sample of students and dropouts interview, face-to-face form, coordinators of the courses involved in the research. Both instruments were structured on the basis of the literature review, the objectives and research issues defined. The students, research participants, were chosen in a non-probabilistic, being the sample from the UnED Maracana. The results showed that the occurrence of this phenomenon is promoted on the basis of the socio-economic and cultural condition in which the student is inserted, consolidating the "lack of interest" as the most significant cause of evasion in Maracanã Unit. The revitalization of existing curriculum, implementation of a school reinforcement system, implementation of University restaurant, a guidance manual on the content of each course offered and reducing the term to 03 years can contribute effectively on the easing of dropout school of the search space.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Mestrado em Sistemas de Gestãopt_BR
dc.degree.date2016-08-10-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

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