Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4222
Title: Ensinando cinemática através da análise de movimentos em vídeos de captura de games
Authors: Silva Neto, Manoel Coelho da
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Marcos Veríssimo
metadata.dc.contributor.members: Guimarães, Antônio Cândido Camargo
Auler, Luiz Telmo da Silva
Issue Date: 21-Aug-2017
Abstract: Esta dissertação apresenta uma atividade de ensino centrada no aluno para tópicos de cinemática, utilizando Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) e o game Angry Birds como motivador do engajamento do aluno no processo de aprendizagem. Em nosso projeto, conduzido no Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, em Angra dos Reis, RJ, os alunos cumpriram atividades de recuperação escolar em aulas vagas do próprio turno de presença, onde, capturando uma sessão de jogo de Angry Birds em vídeo, posteriormente analisavam os movimentos nele contidos no software Tracker. Com isso, trabalharam-se todos os conceitos fundamentais da cinemática, como posição, deslocamento, velocidade e aceleração, além de tópicos da cinemática, como movimento uniforme, acelerado e de projéteis. Os resultados sugerem que este tipo de atividade é efetiva em promover uma maior aproximação do aluno à disciplina de Física, proporcionando engajamento e estimulando autonomia e independência no aprendizado do estudante, qualidades desejáveis em qualquer metodologia de ensino.
metadata.dc.description.abstractother: This work presents a student-centered teaching activity for teaching kinematics, using Communication and Information Tecnologies, and the game Angry Birds as the motivator for student engagement in the learning process. Our project, conducted at Colégio Estadual Conde Pereira Carneiro, in Angra dos Reis, RJ, consisted of sessions where students captured a playing session of Angry Birds in video, with later analysis of the motion of the birds through the software Tracker. They dealt, thus, with all the fundamental concepts of kinematics, such as position, displacement, velocity and acceleration, as well as with topics specific to kinematics, such as uniform and accelerated motion and projectile motion. The results suggest that this kind of activity promotes a greater closeness to the discipline of Physics, as well as engagement and independence in learning, something highly desirable in teaching and learning.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4222
Appears in Collections:MNPEF - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Manoel Coelho da Silva Neto - Dissertação Final.compressed.pdfDissertação2.1 MBAdobe PDFView/Open
Manoel Coelho da Silva Neto - Produto Final.pdfProduto Educacional3.95 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons