Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4223
Title: Sequência didática para ensino de dilatação térmica através de experimentos demonstrativos
Authors: Almeida, Celso Ponchio de
metadata.dc.contributor.advisor: Huguenin, José Augusto Oliveira
metadata.dc.contributor.members: Helayël – Neto, José Abdalla
Silva, Ladário da
Issue Date: 21-Aug-2017
Abstract: Este trabalho descreve a elaboração, aplicação e avaliação de uma sequência didática para o ensino dos conceitos de dilatação térmica no ensino médio explorando experimentos demonstrativos. O produto apresentado é composto por um kit formado por quatro experimentos demonstrativos, a saber, acionamento de campainha por dilação de barra metálica, dilatação anel metálico com esfera, lâminas com dois materiais mostrando curvatura da lâmina e modelo de estrutura cristalina, além de um roteiro de atividades. O produto educacional está ancorado na Teoria de Aprendizagem Significativa, de Ausubel e busca interagir com os conhecimentos prévios dos alunos, através de atividades que relacionam os conceitos com consequências cotidianas. O material foi elaborado para ser aplicado em dois tempos de 50 minutos, em acordo com a reduzida carga horária da disciplina de Física nesta modalidade de ensino. O produto foi aplicado em colégio da rede estadual de ensino no Estado do Rio de Janeiro e o resultado da análise mostrou envolvimento dos alunos nas atividades e bom desempenho dos alunos nas mesmas. Acreditamos que o produto seja potencialmente significativo.
metadata.dc.description.abstractother: This work describes the elaboration, application and evaluation of a didactic sequence to teach linear dilation of materials in high school level. The educational product is composed by four demonstrative experiments namely bar dilation, ring dilation, bi-material strip, and a crystalline structure model. The experiments are followed by a sequence of activities which relies the physical concepts with quotidian situations. Our work is based on the Theory of Meaningful Learning, from David Ausubel. The activities requires interaction between previous knowledge and concrete situations in order to contribute to a meaningful learning. The resulting educational product was applied in a High School institution of the network of Rio de Janeiro State. The application time is two fifty minutes class, performing a hundred minutes, which is appropriate to the physical class in this level of teaching. The results of our analysis of the application show that our product is potential meaningful to teach thermal dilation
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4223
Appears in Collections:MNPEF - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Celso Ponchio - Dissertacao final.pdfDissertação3.69 MBAdobe PDFView/Open
APÊNDICE 1 - 18-10-2016.pdfApêndice 1223.12 kBAdobe PDFView/Open
APÊNDICE 2.pdfApêndice 2531.08 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons