Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4224
Title: O uso do dispositivo de Orrery no ensino de astronomia no Ensino Médio
Authors: Boaventura, Giulliano Assis Sodero
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ladário da
metadata.dc.contributor.members: Tort, Alexandre Carlos
Ferreira, Douglas Santos Rodrigues
Bemfeito, Ana Paula Damato
Issue Date: 21-Aug-2017
Abstract: No currículo dos cursos de formação do professor de educação básica não há, em geral, a disciplina Astronomia. No entanto, conteúdos de Astronomia estão inseridos nos temas abordados nas disciplinas de Ciências, Geografia e Física do Ensino Básico. Devido a isso, há uma lacuna no que compete à formação específica do professor neste conteúdo e à formação escolar do aluno de Ensino Básico. Esse quadro se agrava com a existência de uma série de erros em livros didáticos. Por sua vez, o ensino de Astronomia é capaz de responder a alguns questionamentos sobre ideias presentes no senso comum como por exemplo a existência do dia e a noite, das estações do ano e etc. Com a reformulação do ensino através dos PCN´s e dos currículos estaduais, o ensino de astronomia passou a ser explicitamente valorizado na educação básica, como, por exemplo, nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, que passaram a abordar conteúdos de astronomia, no 1º ano do Ensino Médio na disciplina de Física. A proposta dessa dissertação se concentra em discutir assuntos específicos de Astronomia, envolvendo o sistema Terra-Lua-Sol, ao propor a construção e uso pelos alunos do dispositivo de Orrery. Como produto associado dessa dissertação, elaboramos um documento à parte, capaz de ser usado por docentes do ensino básico para construir e aplicar o dispositivo como previsto em sala de aula.
metadata.dc.description.abstractother: In the curriculum of basics education teacher courses, there is not the discipline Astronomy. However, astronomy contents are inside disciplines such as sciences, geography and physics. Due to this reality, there is a gap in both the teacher and the student formations. This scenario is worsened due to many conceptual errors in in textbooks. The teaching of Astronomy is able to answer some important questions about common sense as, for example, the reason to exist day and night, the seasons, etc.. In recent education reformulation through PCN and the promulgation of the new state curriculum, in both São Paulo and Rio de Janeiro States, the astronomy teaching has become the basis for the (senior) high school education. In these states, astronomy contents are taught in the 1st year of high school, in the core of the discipline of physics.The aim of this dissertation is to discuss some specific issues involving the Earth-Moon-Sun system, proposing the construction and use of the Orrery device in classrooms.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4224
Appears in Collections:MNPEF - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Giulliano Assis Sodero Boaventura - Dissertacao Final.pdfDissertação5.54 MBAdobe PDFView/Open
Giulliano Assis Sodero Boaventura - Produto Final.pdfProduto Educacional1.06 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons