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Title: Gestão de pessoas da geração y em empresas de base tecnológica
Authors: Araujo, Louise Rosa de
metadata.dc.contributor.advisor: Costa, Stella Regina Reis da
metadata.dc.contributor.members: Lourenço, Maristela Soares
Machado Júnior, Hélio Fernandes
Issue Date: 2-Dec-2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: No mundo globalizado, a transformação da relação entre empregador e empregado tem impactado muito o mercado de trabalho e a sustentabilidade das empresas. Sabe-se que a mudança da relação profissional é um processo contínuo e que sua evolução ocorre de acordo com as rupturas da cultura organizacional e tecnológica de cada empresa. Sendo a geração Y formada por pessoas nascidas após 1978, e que serão os gestores das próximas décadas, este estudo possui como objetivo geral identificar os fatores que geram insatisfação nestes jovens profissionais e sinalizar ao RH e gestores pontos essenciais que aumentam as chances de reter, motivar e propiciar uma melhor harmonia entre a vida pessoal e profissional desta geração. Esta é uma pesquisa qualitativa utilizando questionário, com abordagens de 14 entrevistados e apresenta os principais fatores que fazem com que os jovens da Geração Y sejam vistos pelos gestores como possuidores de características que os tornam diferentes das demais gerações. Assim, a pesquisa mostra da real necessidade da empresa possuir um programa de Gestão de Pessoas e do gestor em ser um Gestor de Pessoas que contribua para fidelização e retenção destes profissionais em uma organização alinhado com seus anseios e motivações.
metadata.dc.description.abstractother: In the globalized world, the transformation of the relationship between employer and employee has greatly impacted the labor market and the sustainability of companies. It is known that the change of the professional relationship is a continuous process and that its evolution occurs according to the ruptures of the organizational and technological culture of each company. Being the generation Y formed by people born after 1978, and who will be the managers of the next decades, this study has as general objective to identify the factors that generate dissatisfaction in these young professionals and to signal to HR and managers essential points that increase the chances of retaining, Motivate and provide a better harmony between the personal and professional life of this generation. This is a qualitative research using a questionnaire, with approaches of 14 interviewees and presents the main factors that make the youth of Generation Y seen by managers as having characteristics that make them different from the other generations. Thus, the research shows the real need of the company to have a People Management program and the manager to be a People Manager who contributes to the loyalty and retention of these professionals in an organization aligned with their yearnings and motivations.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4286
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