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dc.contributor.advisorReis, Augusto da Cunha-
dc.contributor.authorBatista, Edvar Fernandes-
dc.date.accessioned2017-08-24T14:39:25Z-
dc.date.available2017-08-24T14:39:25Z-
dc.date.issued2016-11-01-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4295-
dc.description.abstractO Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão do CEFET/RJ, em novembro de 2015, aprovou um regulamento de capacitação docente para solucionar algumas questões relacionadas aos critérios e exigências de liberação para capacitação docente. Apesar de já existir um regulamento aprovado, a maioria dos docentes demonstra desconhecer estes critérios e exigências, o que reflete em diversos questionamentos e solicitações de liberação para capacitação completamente equivocadas. Diversos problemas também são ocasionados em alguns casos de liberação de docentes para a capacitação sem que ocorra a contratação de um docente substituto, ocasionando uma limitação na oferta de algumas disciplinas, contribuindo de forma negativa para o aumento do tempo de retenção dos discentes na instituição. O objetivo central desta pesquisa é propor mudanças no Plano Institucional de Capacitação Docente para o CEFET/RJ- Campus- Nova Friburgo. A forma utilizada para a coleta de dados foi a aplicação de um questionário estruturado com 10 questões fechadas. A população da pesquisa está representada pelos docentes lotados no CEFET/RJ- Campus- Nova Friburgo que atuam em todos os níveis de ensino. No caso desta pesquisa a amostra representada foram os 45 docentes lotados no CEFET/RJ- Campus- Nova Friburgo que responderam ao questionário. Durante a realização desta pesquisa, foi possível perceber que as políticas públicas de incentivo à Capacitação Docente que constam no Regulamento de Capacitação Docente utilizado do CEFET/RJ- Campus- Nova Friburgo estão alinhadas com o Plano Institucional de Capacitação Docente e o Plano de Desenvolvimento Institucional do CEFET/RJ. O Campus- Nova Friburgo deve traçar suas prioridades e necessidades mais urgentes de capacitação docente e avaliar as possibilidades de ampliação e oferta de novos cursos adequando a formação acadêmica atual e futura de seus docentes. Como proposta para mitigar o desconhecimento do Plano Institucional de Capacitação Docente sugere-se a utilização do núcleo de progressão permanente para docentes (NPPD) no CEFET/RJ- Campus -Nova Friburgo para divulgar e esclarecer dúvidas relacionadas aos trâmites legais para abertura de processos de capacitação e progressão docente.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Joana Azevedo (joanad@id.uff.br) on 2017-08-03T20:47:42Z No. of bitstreams: 1 Dissert EDVAR FERNANDES BATISTA.pdf: 1699659 bytes, checksum: 619b80e0f1820a88aa437fdff3548505 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee@ndc.uff.br) on 2017-08-24T14:39:25Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Dissert EDVAR FERNANDES BATISTA.pdf: 1699659 bytes, checksum: 619b80e0f1820a88aa437fdff3548505 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-24T14:39:25Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert EDVAR FERNANDES BATISTA.pdf: 1699659 bytes, checksum: 619b80e0f1820a88aa437fdff3548505 (MD5) Previous issue date: 2016-11-01en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleProposta de mudança no plano institucional de capacitação para os docentes do CEFET/RJ-campus-Nova Friburgopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordGestão de pessoaspt_BR
dc.subject.keywordCapacitaçãopt_BR
dc.subject.keywordLegislação docentept_BR
dc.contributor.membersMéxa, Mirian Picinini-
dc.contributor.membersMelo, Valdir Agustinho de-
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorAdministração de pessoalpt_BR
dc.subject.descriptorCapacitação profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorProfessorpt_BR
dc.subject.descriptorCentro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonsecapt_BR
dc.subject.keywordotherPeople managementpt_BR
dc.subject.keywordotherTrainingpt_BR
dc.subject.keywordotherLecturer legislationpt_BR
dc.description.abstractotherThe Board of Research Education and Extension CEFET / RJ, in November 2015, approved a teacher training regulation to address some issues related to criteria and release requirements for teacher training. Although there is already a regulation adopted, most teachers demonstrates ignore these criteria and requirements, reflecting on several questions and requests for release completely wrong training. Several problems are also caused in some cases release teachers for training though without hiring a teacher substitute, causing a restriction in the supply of some disciplines, contributing negatively to the increase of the students retention time in the institution. The main objective of this research is to propose changes in the Teacher Training Institutional Plan for the CEFET / RJ Campus- Nova Friburgo. The form used for data collection was the application of a structured questionnaire with 10 closed questions. The research population is represented by teachers crowded in CEFET / RJ Campus- Nova Friburgo who work at all levels of education. In the case of this research represented the sample were 45 teachers crowded in CEFET / RJ Campus- Nova Friburgo who answered the questionnaire. During this research, it was revealed that public policies to encourage Teacher Training contained in Teacher Training Regulations used the CEFET / RJ Campus- Nova Friburgo are aligned with the Institutional Plan for Teacher Training and Institutional Development Plan CEFET / RJ. The Campus- Nova Friburgo should draw their most urgent priorities and needs of teacher training and evaluate expansion opportunities and offering new courses suiting the current academic education and future of their teachers. As a proposal to mitigate the lack of the Institutional Plan Teacher Training suggests the use of core permanent progression for teachers (NPPD) in CEFET / RJ Campus -New Freiburg to disclose and questions regarding legal procedures for opening processes training and teaching progression.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Mestrado em Sistemas de Gestãopt_BR
dc.degree.date2016-11-01-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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