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dc.contributor.advisorReis, Augusto da Cunha-
dc.contributor.authorAmato, Danila Tavares-
dc.date.accessioned2017-08-25T14:45:37Z-
dc.date.available2017-08-25T14:45:37Z-
dc.date.issued2016-05-05-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4302-
dc.description.abstractDiante de uma concepção de educação holística, o Ensino Superior não se limita à produção do conhecimento científico, ele também se compromete com a formação do cidadão em suas diversas dimensões. Neste sentido, o Programa de Monitoria torna-se uma atividade relevante para a aprendizagem significativa uma vez que possibilita a construção do conhecimento com contribuições para a formação pessoal e profissional do aluno. Esta pesquisa é um estudo de caso sobre o Programa de Monitoria do CEFET/RJ e tem o objetivo de analisá-lo assim como propor melhorias ao mesmo. Para o alcance de tal objetivo foi aplicado um questionário semiestruturado aos monitores do curso de Engenharia de Produção assim como foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os docentes do respectivo curso e com a gestão do programa. Os principais resultados indicam que, apesar de a monitoria ser reconhecida como uma importante atividade complementar ao ensino de excelência, o programa possui fragilidades que interferem diretamente na sua qualidade, o que exige da instituição intervenções práticas para o aperfeiçoamento do mesmo. Espera-se como contribuições desta pesquisa que ações estratégicas possam ser aplicadas para o aprimoramento do programa de monitoria do CEFET/RJ.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Joana Azevedo (joanad@id.uff.br) on 2017-07-11T19:19:41Z No. of bitstreams: 1 Dissert Danila Tavares Amato.pdf: 1171507 bytes, checksum: 8936e054ce70ad2f736eadb23a852832 (MD5)en
dc.description.provenanceRejected by Biblioteca da Escola de Engenharia (bee@ndc.uff.br), reason: Olá, Joana! A ficha está: Dissertação (Mestrado) Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca , 2016. O correto é: Dissertação (Mestrado em Sistema de Gestão) - Universidade Federal Fluminense, 2016. Atenciosamente, Catarina on 2017-07-12T13:23:24Z (GMT)en
dc.description.provenanceSubmitted by Joana Azevedo (joanad@id.uff.br) on 2017-08-03T13:31:26Z No. of bitstreams: 1 Dissert Danila Tavares Amato.pdf: 1170875 bytes, checksum: 5695c1b23b22c20a144e48bbf49f0624 (MD5)en
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dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-08-25T14:45:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Dissert Danila Tavares Amato.pdf: 1170875 bytes, checksum: 5695c1b23b22c20a144e48bbf49f0624 (MD5) Previous issue date: 2016-05-05en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titlePrograma de monitoria no ensino superior: o estudo de caso no CEFET/RJpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordPrograma de monitoriapt_BR
dc.subject.keywordExcelência acadêmicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordEducação em engenharia de produçãopt_BR
dc.contributor.membersMéxas, Mirian Picinini-
dc.contributor.membersSouza, Cristina Gomes de-
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorEngenharia de produçãopt_BR
dc.subject.descriptorGestão de qualidade totalpt_BR
dc.subject.descriptorEducaçãopt_BR
dc.subject.descriptorPrograma de monitoriapt_BR
dc.subject.descriptorEnsino superiorpt_BR
dc.subject.keywordotherMonitoring programpt_BR
dc.subject.keywordotherAcademic excellencept_BR
dc.subject.keywordotherHigher educationpt_BR
dc.subject.keywordotherEducation in production engineeringpt_BR
dc.description.abstractotherFaced with a conception of holistic education, higher education is not limited to the production of scientific knowledge, it is also committed to training of citizens in its various dimensions. In this sense, the monitoring program becomes an important activity for meaningful learning as it allows the construction of knowledge with contributions for personal and professional development of the student. This research is a case study on the Monitoring Program of CEFET/RJ and aims to analyze it and to propose improvements to it. In order to achieve this goal it was applied a semi-structured questionnaire to the Production Engineering course monitors as well as semi-structured interviews were conducted with the respective course teachers and program management. The main results indicate that, although monitoring is recognized as an important complementary activity to teaching excellence, the program has weaknesses that interfere directly in its quality, which requires the institution practical actions to improve the same. It is hoped this research as a contribution to strategic actions can be applied to the improvement of the CEFET/RJ monitoring program.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentDepartamento de Engenharia de Produçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Mestrado em Sistemas de Gestãopt_BR
dc.degree.date2016-05-05-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:MSG - Teses e Dissertações

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