Aviso de cookies

Neste site utilizamos cookies analíticos. Os cookies analíticos são utilizados para compreender como os visitantes interagem com o site. Eles ajudam a fornecer informações sobre métricas como número de visitantes, taxa de rejeição, origem do tráfego, etc.

  • Portal do Governo Brasileiro
    • português (Brasil)
    • English
    • español
  • English 
    • Português (Brasil)
    • English
    • Español
  • Login
          AJUDA
Pesquisa
avançada
     
View Item 
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Escola de Engenharia - TCE
  • LATEC - Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio-Ambiente - Niterói
  • MSG - Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão - Niterói
  • MSG - Dissertações - Niterói
  • View Item
  •   RIUFF
  • Produção Científica
  • Escola de Engenharia - TCE
  • LATEC - Laboratório de Tecnologia, Gestão de Negócios & Meio-Ambiente - Niterói
  • MSG - Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão - Niterói
  • MSG - Dissertações - Niterói
  • View Item
JavaScript está desabilitado no seu navegador. Algumas funcionalidades deste site podem não funcionar.

Browse

All of DSpaceCommunities & CollectionsBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of AccessThis CollectionBy Issue DateAuthorsAdvisorsTitlesSubjectsDepartmentProgramTypeType of Access

Statistics

View Usage Statistics
application/pdf

View/Open
Dissert Vania Coutinho Gomes A... (1.639Mb)

Collections
  • MSG - Dissertações - Niterói

Statistics
Metadata
Show full item record
A ABORDAGEM DO DESIGN THINKING E O REPROJETO DE SERVIÇOS BIBLIOTECÁRIOS: EXPLORAÇÕES NO CASO CEFET/RJ
Andrade, Vania Coutinho Gomes | Posted on: 2017
Abstract
Atualmente, o setor de serviços constitui-se em uma das áreas essenciais da vida contemporânea. Por isso, cresce cada vez mais a busca por artifícios que possibilitem às organizações maneiras de inovar, com o intuito de alcançar um maior número de consumidores. A partir daí surgem as metodologias ou ferramentas para incrementar as estratégias de inovação. Portanto, algumas de tais propostas incluem o cliente como o ator principal das pesquisas no processo de criação de serviços. Diante desta perspectiva, a biblioteca entendida como um organismo que trabalha com a entrega de produtos e serviços informacionais também se encontra sujeita ao reprojeto dos seus serviços, fato proposto por intermédio da pesquisa sobre os valores, percepções, necessidades e expectativas dos seus usuários. Através desta concepção, o objetivo deste trabalho se constituiu na utilização da abordagem do Design Thinking como princípio de inovação dos serviços ofertados pela biblioteca do campus Nova Iguaçu, pertencente ao Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), caracterizando a pesquisa em um estudo de caso. Como método e instrumento de coleta de dados foram utilizados: a) um questionário fechado, oriundo da ferramenta LibQUAL (um extrato da metodologia SERVQUAL voltado para bibliotecas), aplicado aos alunos, professores e técnico-administrativos do campus Nova Iguaçu, com o intuito de realizar um levantamento dos atributos/critérios de serviços a serem explorados; b) um questionário aberto, aplicado aos bibliotecários-chefe do Sistema de Bibliotecas; c) um grupo focal com o objetivo de realizar um debate sobre os dados observados e através de um brainstorming se alcançar possíveis ideias inovadoras.
[Texto sem Formatação]
Document type
Dissertação
Publisher
Universidade Federal Fluminense
Subject(s)
Design thinking
Bibliotecas universitárias - serviços ao cliente
Prestação de serviços - projetos
Desenvolvimento organizacional
Biblioteca universitária
Serviço ao cliente
Prestação de serviços
Projeto
University libraries - customer service
Provide services - projects
 
URI
https://app.uff.br/riuff/handle/1/4304
License Term
CC-BY-SA
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace
DSpace

  Contact Us

 Fale com um bibliotecário

DSpace  Siga-nos no Instagram