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Title: A imagem projetada por turistas que visitam o Rio de Janeiro: um estudo em mídias sociais
Authors: Silva, Andressa Martins da
metadata.dc.contributor.advisor: Mayer, Verônica Feder
metadata.dc.contributor.members: Rodrigues, Renata Garanito de Abreu
Vilela, Eduardo Antonio Pacheco
Issue Date: 2016
Abstract: Este trabalho tem como objetivo investigar a imagem da cidade do Rio de janeiro projetada por turistas brasileiros e internacionais em mídias sociais. O estudo estabelece uma comparação entre comentários postados nos anos de 2015 e 2016, e analisa os aspectos de experiência nos principais atrativos da cidade, a qualidade dos serviços percebida pelos turistas, bem como seus julgamentos de preço e valor. Com base na revisão da literatura sobre a formação da imagem de destino, a influência do boca a boca eletrônico na decisão de compra dos turistas, e determinantes de experiência e qualidade em serviços, foram definidos critérios de análise das avaliações dos turistas em relação à seis atrativos do Rio de Janeiro, postados no período do Carnaval (sexta-feira a quarta-feira de cinzas) dos anos estudados. O tipo de pesquisa utilizada foi qualitativa e quantitativa, e o método baseou-se na análise de conteúdo de 688 comentários extraídos do site TripAdvisor, a mídia social dedicada ao turismo de maior audiência no mundo. Os resultados mostram que a maioria dos turistas relatou experiências positivas, avaliou positivamente a qualidade dos serviços e o valor, e apresentou altos níveis de satisfação nos principais atrativos da cidade. As dimensões da experiência mais presentes nos comentários foram a estética e o entretenimento, reforçando a importância das belezas naturais e arquitetônicas na formação da imagem do Rio de Janeiro. Quanto aos comentários com teor negativo, a análise do conteúdo revelou pontos que devem ser monitorados e aprimorados por gestores públicos e privados ligados ao turismo.
metadata.dc.description.abstractother: This work aims to investigate an image of the city of Rio de Janeiro projected by Brazilian and international tourists in social media. The study reviews comments of the years 2015 and 2016, and analyzes the results of our main attractions in the city, an assessment of services perceived by tourists, as well as their judgments of price and value. Based on a review on destination image formation, an electronic word of mouth influence on the purchase decision of tourists, and determinants of experience and quality in services, attractives of Rio de Janeiro, posted in the Carnival period of the years was studied. The type of research was qualitative and quantitative, and the method was based on content analysis of 688 comments extracted from the site. The results show that the majority of tourists reported positive experiences, evaluated positively a quality of services and a value, and presented high levels of satisfaction of the main attractions of the city. As dimensions of the experience more present in the comments for aesthetics and entertainment, reinforcing the importance of the natural and architectural structures in the formation of the image of Rio de Janeiro. An analysis of the content revealed the points that were monitored and improved by public and private tourism managers.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4405
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