ELABORAÇÃO, APLICAÇÃO E AVALIAÇÃO DE MATERIAL DE APOIO PARA APRENDIZAGEM DE QUÍMICA DO COLÉGIO ESTADUAL WALTER ORLANDINI
Experimentação
Ensino e aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação
Ensino de química
Prática de ensino
Chemistry teaching
Experimentation
Teaching and learning
Castro, Luciano Peres de | Publicado en:
2014
Resumen
Neste trabalho, através de questionários diagnósticos realizados com professores e alunos do Colégio Estadual Walter Orlandini (CEWO) constatou-se que a pouca utilização do laboratório de química do colégio devia-se, principalmente, a falta de material de apoio à experimentação. Pelo fato do laboratório ser considerado pelos docentes e discentes do CEWO um importante recurso didático na melhoria do ensino-aprendizagem de química, foi elaborado materiais de apoio às aulas experimentais dos três anos do ensino médio desse colégio fundamentados nos aportes teóricos da aprendizagem significativa crítica de Marco Antonio Moreira e epistemológicos de Gaston Bachelard. O caderno do professor possui orientações para organização e desenvolvimento de atividades laboratoriais que foram testadas no ano de 2013 e 2014. Os cadernos de experimentos dos alunos foram escritos de forma simples visando a autonomia dos alunos nas atividades experimentais e na liberdade de ação do professor para que o ensino se tornasse socialmente ativo. Nesses cadernos os alunos desenvolverão a aprendizagem investigativa, anotarão e analisarão dados, elaborarão hipóteses e pré-conclusões, desenvolverão a capacidade de argumentação numa relação dialógica com o professor no intercâmbio de ideias e na construção do conhecimento. Os cadernos de conclusões dos alunos foram elaborados para que os alunos possam desenvolver uma aprendizagem investigativa e crítica pós-atividade experimental, buscando as implicações CTSA do estudo realizado, a alfabetização científica e a leitura de novas fontes de informação. A aplicação dos cadernos de atividades experimentais iniciou-se em 2013 para 227 alunos distribuídos em duas turmas do primeiro ano, uma do segundo e três turmas do terceiro ano. Já em 2014 as atividades práticas foram realizadas com 223 alunos distribuídos em uma turma do primeiro ano, duas do segundo e três turmas do terceiro ano. Através de questionário os materiais de apoio foram avaliados por todos os professores de química do diurno do CEWO constatando que 100% dos professores avaliaram positivamente o trabalho desenvolvido. Os cadernos de experimentos também foram avaliados pelos alunos de 2013 e observou-se que a maioria dos discentes aprovou o material de apoio. Uma breve percepção da contribuição dos materiais de apoio foi realizada comparando o índice de aprovação do ano de 2012, ano em que não foi aplicada a metodologia desenvolvida, e do ano de 2013, ano em que os materiais de apoio foram usados; bem como a análise das anotações dos alunos registradas em seus cadernos de conclusão. Dessas análises podemos considerar de forma geral que houve melhoria e/ou motivação no aprendizado de química dos alunos do CEWO
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Tipo de documento
DissertaçãoSujeta/Sujeto(s)
Ensino de químicaExperimentação
Ensino e aprendizagem
Processo ensino-aprendizagem
Avaliação
Ensino de química
Prática de ensino
Chemistry teaching
Experimentation
Teaching and learning
Término de licencia
CC-BY-SAEl ítem tiene asociados los siguientes ficheros de licencia: