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Title: Reflexões sobre o papel do profissional de pedagogia: um estudo de caso no CEFET/RJ
Authors: Loureiro, Isabel Cristina Sêco
metadata.dc.contributor.advisor: Araujo, Fernando Oliveira de
metadata.dc.contributor.members: Meiriño, Marcelo Jasmim
Echeveste, Márcia Elisa Soares
Issue Date: 18-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A identidade profissional do pedagogo é influenciada pela sua formação e pela sua experiência profissional. Assim, esse profissional assume identidades diferentes em momentos distintos, que o impele em diferentes direções, conforme o ambiente social, cultural e político em que está inserido. A identidade assumida vai determinar o seu posicionamento no ambiente de trabalho para planejar e propor ações de acordo com a realidade e a necessidade nas várias instâncias das práticas educativas. Para além da dimensão formação, no âmbito da prática, observa-se em instituições de ensino no Brasil a subvalorização dos profissionais de Pedagogia e a ocupação dos cargos de especialistas em educação por outros profissionais, favorecendo assim, a emersão de uma imagem negativa do pedagogo no ambiente de trabalho e a indefinição de seu papel. Nesse contexto, o trabalho propõe uma reflexão sobre a identidade profissional do pedagogo, a ressignificação do seu papel e sua possível contribuição ao desenvolvimento do sistema CEFET/RJ. O estudo está suportado por revisão de literatura fundamentada em artigos científicos, livros e na legislação vigente. A metodologia de pesquisa adotada é um estudo de caso em que foram analisadas oito distintas unidades do sistema CEFET/RJ, contando com uma entrevista e 197 questionários, sendo 14 do corpo de diretores, 157 de docentes e 26 de pedagogos e Técnicos em Assuntos Educacionais com formação em Pedagogia. Foram analisadas como se articulam as ações dos profissionais de Pedagogia e dos docentes no contexto educativo com vistas à melhoria do processo ensino-aprendizagem. O papel do pedagogo ficou caracterizado como essencialmente de orientação e atendimento ao discente, com raras exceções, sendo o referido profissional apartado de atividades que são relevantes e contributivas para o CEFET/RJ atingir as suas metas como Instituição Federal de Educação de excelência.
metadata.dc.description.abstractother: The professional identity of the pedagogue is influenced by its education and professional experience. Thus, this professional assumes different identities at different moments, impelling it in different directions, according to the social, cultural and political environment in which it is inserted. The assumed identity will determine its position in the work environment to plan and propose actions according to reality and the need in the various instances of educational practices. In addition to the training dimension, in the scope of practice, it is observed in educational institutions in Brazil the undervaluation of Pedagogy professionals and the occupation of the positions of specialists in education by other professionals, thus favoring the emergence of a negative image of the pedagogue in the work environment and the lack of definition of their role. In this context, the work proposes a reflection on the professional identity of the pedagogue, the re-signification of its role and its possible contribution to the development of the CEFET / RJ system. The study is supported by well-founded literature review featured in scientific articles, books and current legislation. The research methodology employed is a case study in which eight distinct CEFET / RJ system units were analyzed, with an interview and 197 questionnaires, 14 of the board of directors, 157 of teachers and 26 of pedagogues and Technicians in Educational Affairs with training in Pedagogy. Was analyzed how the actions of Pedagogy professionals and teachers in the educational context are articulated with a view to improving the teaching-learning process. The role of the pedagogue was essentially characterized by orientation and assistance to the student, with rare exceptions, being that said professional separated from activities that are relevant and contributory to CEFET / RJ achieve its goals as a Federal Institution of Education of excellence.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4423
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