Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4432
Title: Experimentação investigativa em ensino de Física para o ensino médio
Authors: Cibrão, Pedro Vitor Coelho
metadata.dc.contributor.advisor: Silva, Ladário da
metadata.dc.contributor.advisorco: Bemfeito, Ana Paula Damato
metadata.dc.contributor.members: Waldhelm, Mônica de Cássia Vieira
Carvalho, Silvânia Alves de
Huguenin, José Augusto Oliveira
Issue Date: 5-Sep-2017
Abstract: O intuito desse trabalho é propor um método de apoio ao processo ensino-aprendizagem de física, podendo, também, ser aplicado a outras disciplinas, com as devidas adaptações às suas realidades, através de uma metodologia envolvendo atividades investigativas. Essa proposta objetiva provocar um maior interesse pela ciência, melhorando a relação entre o conteúdo de sala de aula com a prática acadêmica, buscando associar a teoria com o cotidiano do aluno, além de atuar no desenvolvimento de competências como o aprimoramento da capacidade de trabalho em equipe, assim como aquelas relacionadas à investigação e compreensão. O método empregado proporciona uma melhoria da visão crítica do aluno, contribuindo para sua formação como cidadão. Como produto associado a esta pesquisa, elaboramos um documento a parte, voltado para uso por parte dos docentes da Educação Básica, do modo a facilitar a aplicação dessa proposta em sala de aula.
metadata.dc.description.abstractother: This work's goal is to propose a method to help the process of teaching and learning Physics, which could also be applied to any subject, with proper adaptations to their realities, through a methodology that involves investigatives activities. There is also the goal to bring the student to a higher interest in science, improving the relationship between the classroom content and the academic practice, searching an association between theory and the students' daily lives, not to mention the development of skills such as the enhancement of group work capacity, as well as initiative and rationality. The employed method promotes an improvement on the student's critical view, strongly contributing for the citizen's formation. As a product associated to this Dissertation, we elaborated an extra document that can be used by Basic Education teachers applying this proposal in the classroom.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4432
Appears in Collections:MNPEF - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Pedro Vitor - Dissertação Final.pdfDissertação Pedro Vitor36.62 MBAdobe PDFView/Open
Pedro Vitor - Produto Final.pdfProduto Educacional Pedro Vitor3.17 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons