Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4437
Title: Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense
Authors: Oliveira, Cristiane Damasceno de
metadata.dc.contributor.advisor: Silvino, Zenith Rosa
metadata.dc.contributor.members: Silvino, Zenith Rosa
Christovam, Bárbara Pompeu
Souza, Deise Ferreira de
Braga, André de Souza
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Oliveira, Cristiane Damasceno de. Competências gerenciais do enfermeiro: o conhecimento dos alunos do curso de graduação em enfermagem e licenciatura da Universidade Federal Fluminense. 2011. 58 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2011.
Abstract: O mercado de trabalho, atualmente, vive em constante transformação, exigindo cada vez mais qualidade e eficiência de serviço. Portanto, para sobrevivência do profissional no mercado, é necessário o desenvolvimento de competências ainda na formação do profissional para que ele se torne capaz de adaptar-se aos constantes desafios impostos pela sociedade. Nessa perspectiva, o ensino baseado em competências vem sendo apontado como uma das estratégias, como pode ser observado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Enfermagem, atualmente em vigor. Assim, este estudo possui como objeto o conhecimento dos alunos das disciplinas de Administração em Enfermagem da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e como objetivos: (1) Identificar as competências gerenciais preconizadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais nas disciplinas de Administração em Enfermagem; (2) Descrever o conhecimento dos alunos sobre as competências gerenciais; (3) Discutir a importância que os alunos dão ao desenvolvimento dessas competências durante sua formação. Trata-se de um estudo de caso, tipo exploratório de abordagem quantitativa, realizado na Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, em que a amostra foi constituída por 72 alunos do 6º e 8º períodos. Para a coleta dos dados utilizou-se a Escala de Likert analisada através da análise estatística descritiva simples. Observou-se com esse estudo que os alunos conseguem identificar o que um enfermeiro precisa desenvolver durante sua formação para se tornar um profissional qualificado, mostrando que as disciplinas de Administração em Enfermagem abordam este tema durante as aulas. Entretanto, os alunos não conseguem associar o termo competência àquilo que julgam importante para sua formação, o que denota a necessidade de maiores oportunidades de reflexão teórica e prática sobre os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Ao final do trabalho todos os objetivos foram alcançados, e pretende-se que os resultados contribuam para o melhor direcionamento das disciplinas e para despertar a consciência da necessidade de formar profissionais cada vez mais qualificados, visando ao aprimoramento do processo ensino-aprendizagem e a excelência no desempenho profissional dos enfermeiros.
metadata.dc.description.abstractother: The labor market, currently lives in constant change, demanding more quality and efficiency of service. Therefore, for survival the professional in the labor market, it is necessary to develop more skills during their professional training to become able to adapt to the challenges of society. From this perspective, competency-based education has been touted as a strategies, as can be seen in the National Curriculum Guidelines for Undergraduate Courses in Nursing, currently in force. This study has as its object: students' knowledge of the disciplines of Nursing Administration of School Nursing Aurora Afonso Costa, and the following objectives: (1) Identify the managerial competencies recommended by the National Curriculum Guidelines in the disciplines of Nursing Administration; (2) Describe the students' knowledge of the managerial competencies; (3) Discuss the importance that students give to the development of these skills during their training. It is a case study, type exploratory with quantitative approach, conducted at the School of Nursing Aurora Afonso Costa. The sample were students of the 6th and 8th semesters. To collect the quantitative data has been used the Likert Scale, analyzed through simple statistical descriptive analysis. Qualitative data were the justifications of the opinions of each student, and these were analyzed through thematic content analysis. Seen with this study that students can identify what a nurse needs to develop during their training to become a qualified professional, showing that the disciplines of Administration at the School of Nursing Aurora Afonso Costa has addressing this issue in class. However, students cannot associate what they deem important for their formation the term competence, which shows the need for greater opportunities for reflection on the theoretical and practical knowledge acquired in the classroom. At the end of the work all goals were achieved, and it is intended that the results contribute to better targeting of disciplines, and to raise awareness of the need to train more qualified professionals, aiming at improving of the teaching-learning process and the excellence in professional performance of nurses.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4437
Appears in Collections:EEAAC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Cristiane Damasceno de Oliveira.pdf788.2 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons