Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4470
Title: Identificação de fatores de risco para doença cardiovascular em mulheres diabéticas e climatéricas do ambulatório de diabetes de um hospital universitário
Authors: Silva, Anna Carolina Alves da
metadata.dc.contributor.advisor: Correia, Dayse Mary da Silva
metadata.dc.contributor.members: Correa, Dayse Mary da Silva
Sabóia, Vera Maria
Pereira, Audrey Vidal
Issue Date: 2011
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Silva, Anna Carolina Alves da. Identificação de fatores de risco para doença cardiovascular em mulheres diabéticas e climatéricas do ambulatório de diabetes de um hospital universitário. 2011. 82 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2011.
Abstract: As doenças cardiovasculares no Brasil, constituem a primeira causa de óbitos entre homens e mulheres. No entanto, nas mulheres em fase reprodutiva, segundo estudos, parece haver proteção cardiovascular, fato que se modifica com a chegada da menopausa, onde há aumento da incidência para a doença . Isoladamente, mulheres após a menopausa têm risco de desenvolver uma doença cardiovascular, três vezes maior que mulheres na mesma idade fora da menopausa, enquanto que mulheres diabéticas possuem até sete vezes mais risco de desenvolver a doença arterial coronariana, se comparadas às não diabéticas. O Diabetes Mellitus é considerado um importante fator de risco cardiovascular, já que seu diagnóstico, independente de haver ou não associação com outros fatores de risco, já o coloca como possuidor de alto risco para um evento cardiovascular. A prevenção das doenças cardiovasculares com a identificação, o tratamento e o controle dos fatores de risco encontrados através de medidas terapêuticas adequadas são medidas importantes para que haja redução dos riscos. Trata-se de um estudo documental de caráter exploratório e descritivo que teve como objetivos: avaliar nos prontuários de pacientes em acompanhamento no ambulatório as principais características do climatério, do Diabetes Mellitus e das doenças cardiovasculares; identificar fatores de risco para doença cardiovascular em mulheres diabéticas e climatéricas. A amostra foi constituída por 15 (quinze) mulheres diabéticas e climatéricas em acompanhamento no ambulatório de Diabetes do Hospital Universitário Antônio Pedro, com idade a partir de 40 anos. A coleta dos dados se deu a partir de um instrumento de coleta de dados com questões referentes a identificação, características de climatério, diabetes mellitus e doenças cardiovasculares. Os fatores de risco cardiovascular, mais prevalentes foram hipertensão arterial e dislipidemia. E como percebido na literatura, a prevalência das comorbidades do diabetes, como retinopatia e neuropatia, foi elevada. As mulheres apresentaram queixas referentes ao climatério, como os fogachos, entretanto a terapia de reposição hormonal, não foi o meio mais utilizado para remissão dos mesmos. A associação entre fatores de risco foi observada em 73,33% das mulheres, sendo percebida necessidade da atuação do enfermeiro na elaboração e implementação de ações que visem educação em saúde para a redução dos agravos, conscientização dos indivíduos e promoção a saúde.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4470
Appears in Collections:EEAAC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Anna Carolina Alves da Silva.pdf417.92 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons