Metadata
Show full item record
ENFERMEIROS PROMOTORES DE SAÚDE: AGENTES FACILITADORES DE ORIENTAÇÕES JUNTO AOS EDUCADORES QUE LIDAM COM OS ADOLESCENTES
Saúde escolar
Promoção da saúde
Comportamento sexual
Enfermeiras e enfermeiros
Saúde escolar
Promoção da saúde
Comportamento sexual
Adolescente
Saúde do adolescente
Nurses
School health
Health promotion
Sexual behavior
Silva, Alessandra Bernardo da | Posted on:
2010
Abstract
A escola é um espaço propício para a promoção e prevenção da saúde, por ser co-responsável na construção do indivíduo como cidadão e na formação dos alunos. No entanto a escola promotora de saúde tem um papel fundamental em aperfeiçoar as habilidades dos adolescentes para agir e provocar mudanças, em orientar na formação deles para que tenham um espírito crítico e serem capazes de refletir sobre seus valores, situação social e os modos de vida que favoreçam a saúde e o desenvolvimento humano. O professor é o elemento importante na promoção da saúde para os adolescentes, por estar em contato freqüente com eles dentro e fora da sala de aula, sendo um comunicador das temáticas transversais, através da sua disciplina. Nesse contexto o enfermeiro tem a oportunidade de reforçar seu papel de educador para a saúde, atuando na melhoria da qualidade de vida da comunidade escolar e assessorando os professores na divulgação da promoção e prevenção à saúde junto aos alunos e pode estar levando o cuidado á saúde escolar. Os objetivos desse estudo foram: caracterizar o papel das escolas promotoras de saúde na vida dos adolescentes; identificar as possíveis atuações do enfermeiro nas escolas buscando contemplar as temáticas que mais emergem dos interesses dos adolescentes em relação a esse período de suas vidas; identificar se os professores conseguem abordar os temas transversais relativos às demandas que são oriundas das inquietações dos adolescentes e descrever os entraves encontrados nesta proposta e as prováveis estratégias para otimizar as práticas educativas. A pesquisa foi desenvolvida na abordagem qualitativa, do tipo pesquisa ação com técnica de observação participante teve como cenário a Escola Municipal Comennius, no Município do Rio de Janeiro. Os sujeitos da pesquisa foram 10 professores efetivos da unidade. Para a coleta de dados utilizamos entrevista semi-estruturada que foi gravada no MP3. Para o tratamento dos dados foi utilizada a análise de conteúdo. Podemos perceber com o trabalho, devido a escola ter uma grande influência na produção da saúde, houve a necessidade da busca de articulações de novos projetos políticos em educação e saúde. De modo que o Programa de Saúde na Escola pode apresentar-se como uma oportunidade para o fortalecimento de ambas as áreas e um sinal para uma nova aprendizagem aos profissionais da educação e da saúde. Neste programa o enfermeiro tem um espaço institucionalizado para atuar como um facilitador entre o professor e o adolescente, contribuindo na promoção e prevenção à saúde.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Silva, Alessandra Bernardo da. Enfermeiros promotores de saúde: agentes facilitadores de orientações junto aos educadores que lidam com os adolescentes. 2010. 47 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2010.Subject(s)
EnfermeirosSaúde escolar
Promoção da saúde
Comportamento sexual
Enfermeiras e enfermeiros
Saúde escolar
Promoção da saúde
Comportamento sexual
Adolescente
Saúde do adolescente
Nurses
School health
Health promotion
Sexual behavior
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: