Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4496
Title: Eventos esportivos universitários como ferramenta de marketing para os destinos : os jogos na cidade de Vassouras
Authors: Andrade, Erick Muniz de
metadata.dc.contributor.advisor: Lohmann, Paola Bastos
metadata.dc.contributor.members: Lasmar, Telma
Antônio Pacheco Vilela, Eduardo
Issue Date: 2016
Abstract: As viagens motivadas pela paixão esportiva têm se apresentado em constante crescimento, resultando na segmentação turística denominada Turismo de Esportes, ou Turismo Esportivo. O crescimento deste nicho de mercado deve-se ao alto valor dado aos espetáculos proporcionados pelos eventos esportivos e à evolução dos meios de comunicação. Nesse contexto, o esporte universitário surge como nova forma de proporcionar espetáculo esportivo para diferentes públicos, tornando-se um segmento responsável por movimentar milhares de pessoas, em especial estudantes, aos destinos sedes dos Jogos Universitários, promovendo o Turismo Esportivo nessas localidades. Este turismo motivado pelo esporte universitário é o objeto de estudo do presente trabalho, que tem por finalidade entender os impactos dos Jogos Universitários na promoção e desenvolvimento turístico de um destino, tomando como referência os Jogos na cidade de Vassouras, localizada na região do Vale do Café, Rio de Janeiro. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa por meio de entrevistas semiestruturadas com importantes atores envolvidos no processo de realização de um evento como este, englobando a perspectiva de representantes do setor público e privado, tanto de dentro como de fora do destino. Os dados apontam que os Jogos Universitários podem ser estratégias interessantes para Vassouras trabalhar a sazonalidade, promover a economia local e atrair um público que pode retornar em outro momento. Por fim, o trabalho busca trazer contribuições para o melhor aproveitamento dos eventos esportivos universitários e apresentar sugestões para pesquisas futuras.
metadata.dc.description.abstractother: The trips motivated by sportive passion are presented in constant growth, resulting in a touristic segmentation named Tourism of Sports, or Sports Tourism. The growth of this segment is due to the high value given to spectacles provided for sporting events and the evolution of media. On this context, the university sport emerges as new way of providing sporting spectacle to different audiences, becoming a segment responsible for moving thousands of people, in particular students, to the host destinations of the University Games, promoting the Sports Tourism in these localities. This tourism motivated by university sport is the subject of this study that aims to understand the impact of university sports in the promotion and development of tourism in a destination, taking as reference the games in the city of Vassouras, located in the region of Vale do Café, Rio de Janeiro. It was realized a qualitative research through semi-structured interviews with key actors involved in the process of achievement of events like this, including the perspective of representatives of public and private sector, both inside and outside the destination. The data indicates that the University Games can be interesting strategies for Vassouras to work seasonality, promote the local economy and attract an audience that can return at another time. Finally, the work seeks to bring contributions to the better use of the University sporting events and make suggestions for future research.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4496
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Erick Muniz de Andrade.pdf1.03 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.