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Title: Aplicação do método dos painéis para avaliar o escoamento ao redor de um aerofólio
Authors: Deus Filho, João Carlos Andrade de
Souza, Luisa Jorge
metadata.dc.contributor.advisor: Alves, Leonardo Santos de Brito
metadata.dc.contributor.members: Kanizawa, Fabio Toshio
Freitas, Rômulo Bessi
Issue Date: 19-Sep-2017
Abstract: Este trabalho de conclusão de curso teve por objetivo a análise do escoamento ao redor de um aerofólio pelo método dos painéis. Para realizar tal feito foram realizados estudos bibliográficos sobre mecânica dos fluidos e implementação de programas para analisar-se escoamento uniforme, escoamento uniforme com fonte e sumidouro, escoamento uniforme com dipolo, e escoamento uniforme no cilindro sem e com circulação. Dados de pressão e velocidade ao redor dos corpos gerados foram obtidos através de gráficos gerados. Em seguida, um estudo detalhado do método dos painéis foi realizado a fim de obter as equações necessárias para a análise do escoamento ao redor do aerofólio. Foram implementados computacionalmente os métodos Source Panel Method e Hess and Smith Panel Method. Em seguida, foi criado o programa final, utilizando o método de Hess and Smith e uma otimização de malha. Parâmetros importantes para a análise de escoamento ao redor de aerofólio foram obtidos, como coeficiente de pressão e de sustentação. Este trabalho visa melhorias na aerodinâmica das futuras aeronaves da equipe Blackbird, que representa a Universidade Federal Fluminense na competição de Aerodesign, organizada pela SAE Brasil.
metadata.dc.description.abstractother: This work of mechanical engineering course conclusion had the objective of analyzing the flow around an airfoil by the panel method. In order to accomplish this task, bibliographical studies on fluid mechanics and program implementation were carried out to analyze uniform flow, uniform flow with source and sink, uniform flow with dipole, and uniform flow in the cylinder without and with circulation. Pressure and velocity data around the generated bodies were obtained through graphs that were generated. Then, a detailed study of the panel method was carried out in order to obtain the equations necessary for the analysis of the flow around the airfoil. The Source Panel Method and the Hess and Smith Panel Method were implemented. After that, the final program was created, using the Hess and Smith method and a mesh optimization. Important parameters for the analysis of flow around the airfoil were obtained, as coefficient of pressure and of sustentation. This work aims to improve the aerodynamics of the future aircraft of the Blackbird team, which represents the Fluminense Federal University in the Aerodesign competition, organized by SAE Brazil.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4539
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