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Title: Periódicos eletrônicos nas Universidades Federais: problema e/ou solução
Authors: Santos, Ana Rosa dos
Silva, Maria Conceição da
Issue Date: 2002
Citation: SANTOS, A. R.; SILVA, M. C. Periódicos eletrônicos nas Universidades Federais: problema e/ou solução. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 12., 2002, Recife. Anais..., 2002. Pôster. Disponível em: <http://www.lacord.uff.br/sites/default/files/o_periodico_eletronico_nas_bibliotecas_universitarias_federais.pdf(link is external)>.
Abstract: Discute questões suscitadas pelos periódicos eletrônicos a biblioteca universitária. Levanta informações sobre o assunto, visando melhor posicionamento sobre essas questões. Relembra o papel da tradicional biblioteca universitária de armazenamento e processamento de dados sólidos. Aponta o que periódico eletrônico traz em si, como toda informação eletrônica, o problema de ser etéreo. Lembra que a preservação de dados eletrônicos demanda um custo muito elevado. Traz o caso das assinaturas de periódicos em papel, das universidades federais, cortadas gradativamente, e uma das soluções governamentais: o Portal Capes, www.periódicos.capes.gov.br, questiona-se: Essas assinaturas serão renovadas? Caso não sejam, será garantido o acesso à informação do período contratado? Caso não seja garantido o acesso a essas informações, como recuperar esse período “bibliográfico”? Teremos que pagar novamente? Como gerenciar falta de computadores? Alerta que é necessário acalmar a onda de euforia e deslumbramento que cerca os formatos eletrônicos e as novas tecnologias. Mas adverte do perigo de um neoludismo, que poderia rechaçar as possibilidades oferecidas. Traz antigas idéias como estudo da coleção, análise da comunidade universitária, compartilhamento de coleções. Conclui que os periódicos eletrônicos devem ser uma solução complementar, e não exclusiva. Afirma que o papel ainda é a tecnologia mais democrática que temos para preservar e garantir acesso à informação. Lembra que o direito à informação está vinculado ao direito à educação, e que a igualdade de condições à educação é um elemento básico do direito à informação.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/457
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