MARÉ DE CIDADANIA: UMA EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA COM ALUNOS DA ESCOLA PÚBLICA NO MUSEU DA MARÉ
Memória
Museu da Maré
Patrimônio e cidadania
Ensino de história
Cidadania - aspecto social
Teaching of history
Memory
Museu da Maré
Heritage and citizenship
Sancho, Benilson Mario Iecker | Posted on:
2016
Abstract
A presente pesquisa é resultado de uma experiência pedagógica em ensino de História, realizada com estudantes da turma 1902, concluintes do Ensino Fundamental do ano de 2015, da Escola Municipal Nerval de Gouveia, em Ramos, na cidade do Rio de Janeiro. Busca oportunizar experiências de valorização de memórias pessoais e familiares, bem como de objetos pessoais e de espaços comunitários e musealizados na tessitura do conceito de cidadania. A partir do contato com exposições permanentes do Museu Histórico Nacional e do Museu da Maré, pretendeu que os estudantes se apropriassem de diferentes patrimônios, ampliando o olhar acerca da cidadania. Em Chagas (2003) procurou reconhecer a dimensão poética dos museus, bem como valorizar patrimônios e referências comunitárias, enquanto ações pedagógicas inclusivas de pertencimento. A compreensão da materialidade da história travestida em objeto, dentro e fora do museu, é sugerida por Ramos (2004). Em Larrosa (2015) o saber da experiência é concebido na relação entre o conhecimento e a vida humana. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa resultante da experiência pedagógica, expressa uma compreensão de autoria como uma rede de conhecimentos compartilhados com os estudantes da escola, no sentido apontado por Certeau (2012). A partir de tais pressupostos teórico-metodológicos, e em consonância com a proposta do Mestrado Profissional em Ensino de História, os resultados incluem a promoção de experiências marcadas pela relação apropriação/pertencimento que culminaram com a produção de uma exposição coletiva, solidária e autoral no espaço institucional do Museu da Maré, a Maré de Cidadania, bem como a escrita deste texto. A exposição ocorreu no período de 24 de outubro a 4 de dezembro de 2015, no Museu da Maré
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SANCHO, Benilson Mario Iecker. Maré de cidadania: uma experiência pedagógica com alunos da escola pública no Museu da Maré. 2016, 150 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Subject(s)
Ensino de históriaMemória
Museu da Maré
Patrimônio e cidadania
Ensino de história
Cidadania - aspecto social
Teaching of history
Memory
Museu da Maré
Heritage and citizenship