O USO DAS PESQUISAS DE INTENÇÃO DE VOTO NA CONSTRUÇÃO DAS NOTÍCIAS SOBRE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS DE 2014 NO BRASIL
Jornalismo político
Enquadramento
Opinião pública
Pesquisa eleitoral
Eleição presidencial
Jornalismo; aspecto político
Election polls
Political journalism
Framing
Public opinion
Ramos, Amélia Aben Athar Olinto | Posted on:
2017
Abstract
Este trabalho procura analisar os diferentes enquadramentos (ENTMAN, 1993) das pesquisas eleitorais publicadas pelo jornal O Globo durante as eleições presidenciais no Brasil em 2014 (entre os meses de agosto e outubro). O estudo baseia-se em uma análise de conteúdo, e sua amostra inclui notícias que divulgam ou simplesmente mencionam os resultados das pesquisas eleitorais. Esta pesquisa concentra-se no jornal O Globo porque representa uma das maiores e mais poderosas corporações de mídia privada do país. O objetivo deste trabalho é entender como esse jornal e seus jornalistas utilizam as pesquisas eleitorais para construir uma narrativa política e, para aprofundar esse debate, foi importante compreender o que torna as pesquisas de intenção de voto dignas de notícia, procurando entender a natureza atual do trabalho jornalístico (TRAQUINA, 2013). Para analisar isso, também foram realizadas entrevistas em profundidade com jornalistas políticos que trabalham para O Globo e para outras fontes de notícias, bem como o presidente do TSE – Tribunal Superior Eleitoral – à época, ministro José Antonio Dias Toffoli.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
EleiçãoSubject(s)
Pesquisa de intenção de votoJornalismo político
Enquadramento
Opinião pública
Pesquisa eleitoral
Eleição presidencial
Jornalismo; aspecto político
Election polls
Political journalism
Framing
Public opinion