Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4603
Title: A história local e suas abordagens na sala de aula da rede municipal de educação de Nova Friburgo
Authors: Souza, Rita de Cassia Louback de
metadata.dc.contributor.advisor: Andrade, Everardo Paiva de
metadata.dc.contributor.members: Viana, Larissa Moreira
Reznik, Luis
Andrade, Nívea Maria da Silva
Issue Date: 22-Sep-2017
Abstract: O presente trabalho foca no impacto das pesquisas sobre a formação histórica de Nova Friburgo, realizadas pelos historiadores vinculados à Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, no trabalho com o segundo segmento do ensino fundamental da rede municipal de educação. Tal investigação buscará, através dos relatos de três professoras regentes da rede municipal de ensino, as suas abordagens em sala de aula sobre a história local. A nossa análise terá como fundamento teórico a articulação entre os conceitos de saber acadêmico, saber docente e saber escolar, além de tratar das condições de trabalho dos professores, sob uma perspectiva de “proletarização” da carreira docente, como obstáculo a um suposto ideal do professor prático reflexivo. E, ainda, apresenta como produto didático-pedagógico, uma proposta de trabalho da história local como metodologia da disciplina, através de um Guia de Estudo do Local da área central da cidade, tendo como cenário a Praça Getúlio Vargas, sob o viés das memórias silenciadas e da circularidade entre a atividade humana e a paisagem
metadata.dc.description.abstractother: This work focuses on the impact of the research on the historical formation of Nova Friburgo, conducted by historians linked to the Faculty of Philosophy Saint Dorothy, in working with the second segment of elementary school in the municipal education network. This research will seek, through the reports of three regent’s teachers of municipal schools, their approaches in the classroom about the local history. Our analysis will have as theoretical support the concepts of academic knowledge, teaching knowledge and school knowledge, and deal with the working conditions of teachers, from a perspective of "proletarianization" of the teaching profession, as an obstacle to the ideal of reflective practical teacher. And yet, it has the didactic and pedagogical product, a work proposal of local history as a method of discipline, through a Local Study Guide from the central area of the city, against the backdrop of the square Getúlio Vargas, under bias of the silenced and circularity memories between human activity and the landscape.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4603
Appears in Collections:PEH - Teses e Dissertações



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.