A HISTÓRIA LOCAL E SUAS ABORDAGENS NA SALA DE AULA DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE NOVA FRIBURGO
Saber escolar
Saber docente
Proletarização docente
Produto didático-pedagógico
Ensino de história
Sala de aula
Educação
Nova Friburgo (RJ)
Local history
School knowledge
Teacher knowledge
Teacher proletarianization
Didactic and pedagogical product
Souza, Rita de Cassia Louback de | Posted on:
2016
Abstract
O presente trabalho foca no impacto das pesquisas sobre a formação histórica de Nova Friburgo, realizadas pelos historiadores vinculados à Faculdade de Filosofia Santa Dorotéia, no trabalho com o segundo segmento do ensino fundamental da rede municipal de educação. Tal investigação buscará, através dos relatos de três professoras regentes da rede municipal de ensino, as suas abordagens em sala de aula sobre a história local. A nossa análise terá como fundamento teórico a articulação entre os conceitos de saber acadêmico, saber docente e saber escolar, além de tratar das condições de trabalho dos professores, sob uma perspectiva de “proletarização” da carreira docente, como obstáculo a um suposto ideal do professor prático reflexivo. E, ainda, apresenta como produto didático-pedagógico, uma proposta de trabalho da história local como metodologia da disciplina, através de um Guia de Estudo do Local da área central da cidade, tendo como cenário a Praça Getúlio Vargas, sob o viés das memórias silenciadas e da circularidade entre a atividade humana e a paisagem
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSource
SOUZA, Rita de Cassia Louback de. A história local e suas abordagens na sala de aula da rede municipal de educação de Nova Friburgo. 2016. 102 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História) - Instituto de Ciências Humanas e Filosofia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2016.Subject(s)
História localSaber escolar
Saber docente
Proletarização docente
Produto didático-pedagógico
Ensino de história
Sala de aula
Educação
Nova Friburgo (RJ)
Local history
School knowledge
Teacher knowledge
Teacher proletarianization
Didactic and pedagogical product