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Title: Hotelaria e assédio moral : um estudo em um hotel de luxo no Rio de Janeiro
Authors: Rodrigues, Luísa Freitas
metadata.dc.contributor.advisor: Castro, Carolina Lescura de Carvalho
metadata.dc.contributor.members: Santos, Lúcia Oliveira da Silveira
Mayer, Verônica Feder
Issue Date: 2016
Abstract: Este trabalho tem como propósito a análise das ocorrências de assédio moral na hotelaria carioca, a partir de um hotel de luxo na zona sul do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em quatro etapas: a construção do referencial teórico, para a contextualização do assunto estudado; o desenvolvimento da metodologia, que baseou-se em estudos prévios na área; a aplicação de questionários para trabalhadores que tenham contato com hóspedes, a fim de obter dados quantitativos sobre as atitudes hostis e ocorrências de assédio moral, e entrevistas semiestruturadas com funcionários para a análise qualitativa do fenômeno; e a análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos. Os resultados das análises mostram que quase metade dos respondentes (43,40%) reportam terem sofrido com assédio moral, e que a maior parte das agressões partem dos colegas de trabalho (47,17%). Descobriu-se, também, que os funcionários não confiam na resolução dos superiores e da gestão de pessoas. Ao final, os participantes propõem medidas para atitudes mais efetivas para prevenção e resolução de casos de assédio moral. Encontram-se aqui, portanto, contribuições teóricas e gerenciais para o avanço do estudo sobre assédio moral na hotelaria e melhoria do bem-estar dos trabalhadores desse setor.
metadata.dc.description.abstractother: This study aims to analyse the occurrences of harassment in the hotel industry in Rio de Janeiro, within a luxury hotel in the south of the city. For this, the study was developed in four stages: construction of the theoretical reference, for the contextualisation of the studied subject; development of the methodology, which was based on previous studies in the area; application of questionnaires to workers who have contact with guests in order to obtain quantitative data on the hostile attitudes and occurrences of harassment, and semi-structured interviews with employees for the qualitative analysis of the phenomenon; and quantitative and qualitative analysis of the data obtained. Results show that almost half of the respondents (43.40%) report having suffered from harassment, and that most of the incidents come from their colleagues (47.17%). It was also discovered that workers do not trust the resolution of superiors and human resources. In the end, participants propose measures for more effective attitudes for prevention and resolution of cases of harassment. Stated here, therefore, are theoretical and managerial contributions to the advancement of the study on harassment in hospitality and to the improvement of the well-being of workers in this sector.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4612
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