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dc.contributor.advisorCastro, Carolina Lescura de Carvalho-
dc.contributor.authorRodrigues, Luísa Freitas-
dc.date.accessioned2017-09-22T14:54:06Z-
dc.date.available2017-09-22T14:54:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4612-
dc.description.abstractEste trabalho tem como propósito a análise das ocorrências de assédio moral na hotelaria carioca, a partir de um hotel de luxo na zona sul do Rio de Janeiro. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se em quatro etapas: a construção do referencial teórico, para a contextualização do assunto estudado; o desenvolvimento da metodologia, que baseou-se em estudos prévios na área; a aplicação de questionários para trabalhadores que tenham contato com hóspedes, a fim de obter dados quantitativos sobre as atitudes hostis e ocorrências de assédio moral, e entrevistas semiestruturadas com funcionários para a análise qualitativa do fenômeno; e a análise quantitativa e qualitativa dos dados obtidos. Os resultados das análises mostram que quase metade dos respondentes (43,40%) reportam terem sofrido com assédio moral, e que a maior parte das agressões partem dos colegas de trabalho (47,17%). Descobriu-se, também, que os funcionários não confiam na resolução dos superiores e da gestão de pessoas. Ao final, os participantes propõem medidas para atitudes mais efetivas para prevenção e resolução de casos de assédio moral. Encontram-se aqui, portanto, contribuições teóricas e gerenciais para o avanço do estudo sobre assédio moral na hotelaria e melhoria do bem-estar dos trabalhadores desse setor.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Luiza Faria Brito (marialuizafb@gmail.com) on 2017-09-18T18:21:23Z No. of bitstreams: 1 Luisa Freitas Rodrigues.pdf: 1205348 bytes, checksum: 003a8e911d43c8252e32c70e8895070b (MD5)en
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dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.titleHotelaria e assédio moral : um estudo em um hotel de luxo no Rio de Janeiropt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de cursopt_BR
dc.subject.keywordAssédio moralpt_BR
dc.subject.keywordHotelariapt_BR
dc.subject.keywordGestão de Pessoaspt_BR
dc.subject.keywordAtitudes hostis no ambiente de trabalhopt_BR
dc.contributor.membersSantos, Lúcia Oliveira da Silveira-
dc.contributor.membersMayer, Verônica Feder-
dc.degree.levelGraduaçãopt_BR
dc.subject.descriptorAssédio moralpt_BR
dc.subject.descriptorHotelariapt_BR
dc.subject.descriptorHostilidade (Psicologia)pt_BR
dc.subject.descriptorAdministração de pessoalpt_BR
dc.subject.keywordotherHarassmentpt_BR
dc.subject.keywordotherHotel industrypt_BR
dc.subject.keywordotherHuman resourcespt_BR
dc.subject.keywordotherHostile attitudes in the workplacept_BR
dc.description.abstractotherThis study aims to analyse the occurrences of harassment in the hotel industry in Rio de Janeiro, within a luxury hotel in the south of the city. For this, the study was developed in four stages: construction of the theoretical reference, for the contextualisation of the studied subject; development of the methodology, which was based on previous studies in the area; application of questionnaires to workers who have contact with guests in order to obtain quantitative data on the hostile attitudes and occurrences of harassment, and semi-structured interviews with employees for the qualitative analysis of the phenomenon; and quantitative and qualitative analysis of the data obtained. Results show that almost half of the respondents (43.40%) report having suffered from harassment, and that most of the incidents come from their colleagues (47.17%). It was also discovered that workers do not trust the resolution of superiors and human resources. In the end, participants propose measures for more effective attitudes for prevention and resolution of cases of harassment. Stated here, therefore, are theoretical and managerial contributions to the advancement of the study on harassment in hospitality and to the improvement of the well-being of workers in this sector.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Graduaçãopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Turismo e Hotelariapt_BR
dc.degree.date2016-
dc.degree.localNiterói, RJpt_BR
dc.degree.cursoCurso de Turismopt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
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