Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4648
Title: A Educação Popular na ação profissional do assistente social possibilidades e limites no enfrentamento de uma cultura hegemônica
Authors: Pinheiro, Meyri Aparecida Barizon
metadata.dc.contributor.advisor: Farage, Eblin Joseph
metadata.dc.contributor.members: Brites, Cristina Maria
Piccolo, Ramiro Marcos Dulcich
Issue Date: 25-Sep-2017
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso discute a aplicação da metodologia da Educação Popular na ação profissional do assistente social, tendo como objetivo identificar qual a contribuição que a Educação Popular pode trazer para o trabalho do assistente social junto aos usuários nas instituições, através do trabalho de assessoria para comunidades, associações, movimentos sociais e populares. Nesse sentido a Educação Popular é considerada como uma forma de fortalecer o Projeto Ético-Político da profissão, a partir de uma ação pedagógica em busca de um novo projeto societário que se contraponha a hegemonia do capital. Essa análise parte do entendimento do processo histórico da educação no Brasil como um instrumento de dominação e manutenção do status quo, da análise da Educação Popular a partir de diferentes autores, da reflexão sobre a ação pedagógica do assistente social nas diferentes fases do Serviço Social e da relação historicamente construída entre o Serviço Social e a Educação Popular, suas afinidades e seus desafios.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4648
Appears in Collections:RGS - Trabalhos de Conclusão de Curso

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC MEYRI APARECIDA BARIZON PINHEIRO.pdf915.39 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.