Metadata
Show full item record
PRÁTICAS EDUCATIVAS DE DST/AIDS DESENVOLVIDAS PELOS PROFISSIONAIS COM USUÁRIOS DA REDE DE SAÚDE MENTAL DO MUNICÍPIO DE NITERÓI-RJ
Saúde mental
Promoção da saúde
Educação em saúde
Enfermagem
Doenças sexualmente transmissíveis
Saúde mental
Promoção da saúde
Educação em saúde
Enfermagem
Sexually transmitted disease
Mental health
Health promotion
Health education
Nursery
Bridi, Laís Zuchetto | Posted on:
2012
Abstract
Introdução: O preconceito e o descaso para com os usuários dos serviços de saúde mental se constituíram por muito tempo em um agravante no tratamento e no processo de reintegração desses pacientes a sociedade, essa exclusão se torna ainda maior quando envolvem questões relacionadas com DST/AIDS. Sendo assim é imprescindível a realização de práticas educativas desenvolvidas por profissionais capacitados a lidar com assuntos que envolvam DST/AIDS junto com os pacientes já que estes encontram-se muitas vezes vulneráveis e sem o apoio adequado dos profissionais que os acompanham, dificultando ainda mais a criação de laços de confiança e troca entre o paciente e a equipe. Objetivo: Identificar o processo de educação em saúde relacionado com as questões de HIV/AIDS nos serviços públicos de saúde mental do município de Niterói-RJ. Método: Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa de caráter exploratório, realizada através de entrevista semi estruturada com 8 profissionais que atuam na rede de saúde mental de Niterói (CAPS e Hospital Psiquiátrico de Jurujuba) e que trabalham com as questões que envolvem DST/AIDS. Resultados: Percebe-se que os profissionais de saúde mental entendem a necessidade de trabalhar a temática de prevenção de DST/AIDS com os pacientes psiquiátricos mesmo com as dificuldades encontradas em função dos diversos quadros psicológicos e o quanto é importante que os profissionais estejam capacitados para desempenharem este papel. Não só os profissionais que trabalham com saúde mental, mas também os profissionais da rede de saúde pública, para poderem juntos desenvolver um cuidado mais humanizado. As atividades realizadas pelos profissionais foram: conversas, oficinas terapêuticas, palestras e orientações. Conclusão: É necessário que os profissionais não apenas os que trabalham com saúde mental estejam familiarizados com as questões de promoção e prevenção de DST/AIDS, visto que se trata de um assunto de extrema importância. Para isso o paciente psiquiátrico deve ser atendido como um todo, não apenas em relação a sua saúde psíquica. É imprescindível que todos os profissionais estejam empenhados em praticar um atendimento humanizado e qualificado a essa clientela utilizando-se de formas educativas de acordo com as necessidades de cada paciente.
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Bridi, Laís Zuchetto. Práticas educativas de DST/AIDS desenvolvidas pelos profissionais com usuários da rede de saúde mental do município de Niterói-RJ. 2012. 63 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2012.Subject(s)
Doenças sexualmente transmissíveisSaúde mental
Promoção da saúde
Educação em saúde
Enfermagem
Doenças sexualmente transmissíveis
Saúde mental
Promoção da saúde
Educação em saúde
Enfermagem
Sexually transmitted disease
Mental health
Health promotion
Health education
Nursery
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: