Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4697
Title: Sequência didática para o ensino de cinemática através de vídeo análise baseada na teoria da aprendizagem significativa
Authors: Santos, Rafael Pinheiro
metadata.dc.contributor.advisor: Huguenin, José Augusto Oliveira
metadata.dc.contributor.members: Penna, Thadeu Josino Pereira
Zarro, Carlos Augusto Domingues
Issue Date: 27-Sep-2017
Abstract: A proposta desta dissertação é apresentar o desenvolvimento de um produto educacional para ensinar Cinemática através de Vídeo análise utilizando o software Tracker para turmas do ensino médio. O produto educacional consiste em uma sequencia didática, que será conduzida por uma série de perguntas com o intuito de construir com os alunos, a partir da observação dos fenômenos e da experimentação, um modelo matemático dos movimentos tradicionalmente estudados no ensino médio. Para alicerçar o desenvolvimento deste produto, apresentamos uma breve fundamentação teórica sobre Cinemática, Aprendizagem Significativa e Tecnologia da Informação e Comunicação (TICs). Essa proposta de trabalho foi levada à sala de aula e os resultados da aplicação são avaliados pela técnica de análise de conteúdo aplicado à sequencia didática. Acreditamos que o produto apresentado pode participar diretamente da formação das Competências e Habilidades dos alunos. Além disso, a realização da vídeo análise motivou os estudantes e foi possível perceber um maior envolvimento nas atividades, o que é prerrogativa fundamental para atingir-se a aprendizagem significativa.
metadata.dc.description.abstractother: The purpose of this dissertation is to present the development of an educational product to teach kinematics through analysis video using the Tracker software for high school classes. The educational product consists on a didactic sequence, which will be conducted through a series of questions in order to build with students from the observation of phenomena and experimentation, a mathematical model of movements traditionally studied at high school. In support of the development of this product there is a brief theoretical framework of kinematics, Meaningful Learning and Information and Communication Technology (ICT). This work proposal was brought to the classroom and the application of the results are evaluated by content analysis technique applied to the teaching sequence. We believe that the product presented may participate directly in the formation of skills and abilities of the students. Furthermore, the realization of video analysis motivated the students and it was possible to observe a greater involvement in the activities, which is a fundamental prerogative to achieve meaningful learning.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4697
Appears in Collections:MNPEF - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Rafael Pinheiro Santos - Dissertação Final.pdfRafael Pinheiro Santos Dissertação Final3.74 MBAdobe PDFView/Open
Rafael Pinheiro Santos - Produto Final.pdfRafael Pinheiro Santos Produto Final2.36 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons