Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4700
Title: Sequência de práticas com recursos multimídia para o ensino de eletromagnetismo no EJA e PROEJA
Authors: Nascimento, Fernando José Barros
metadata.dc.contributor.advisor: Auler, Luiz Telmo da Silva
metadata.dc.contributor.members: Monteiro, Isabel Cristina de Castro
Huguenin, José Augusto Oliveira
Silva, Ladário da
Issue Date: 27-Sep-2017
Abstract: O ensino de Física utilizando-se apenas a lousa, algumas exemplificações abstratas e matematizações como fundamento se revela inócuo para a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos como o EJA e PROEJA, especialmente a eletricidade básica, o Magnetismo e Eletromagnetismo, em que, muito embora sejam interessantes na produção de conhecimento que vise ao entendimento sobre a geração de energia elétrica, tema importante em nossa sociedade atual, pouca ou nenhuma oportunidade é dada ao professor e ao aluno, no sentido de poderem desenvolver esses três temas de forma interligada, concisa e pragmática. Assim, motivar o aluno com o saber fazer, com resultados mais objetivos, ajudando-os na manipulação das práticas com a orientação do professor e o uso de vídeos livremente disponíveis ou editados dos aplicativos mais usuais para o ensino de Física, contribui para aprendizagem mais significativa, permitindo o pleno desenvolvimento das capacidades do alunado. As matérias aqui propostas de forma geral não são ensinados pelos professores na modalidade de ensino referida, até mesmo para os discentes cuja idade e série seguem os padrões considerados regulares ou próprios, o que torna as atividades aqui elaboradas de extrema importância para o ensino de Física no século XXI.
metadata.dc.description.abstractother: Teaching Physics using only the board, some abstract exemplification and too much mathematics the foundation reveals innocuous to the form of Youth and Adult Education as the EJA and PROEJA, especially the basic electricity, magnetism and electromagnetism, which even though they are interesting in the production of knowledge aimed at the understanding of the generation of electricity, a major issue in our society today, little or no opportunity is given to the teacher and student, in order to be able to develop these three themes interconnected, concise and pragmatic way. So Motivating students with the know-how, more objective results, helping them handling practices with the teacher's guidance and the use freely available videos or of even edited videos of the most common applications for teaching physics, contributes to more meaningful learning allowing the full development of the student body's capabilities. The materials proposed here generally are not taught by teachers in that type of education, even for students whose age series follow the standards considered regular or own, which makes the activities here developed extremely important for teaching physics at XXI century.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4700
Appears in Collections:MNPEF - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando José Barros Nascimento DISSERTAÇÃO COMPLETA JUN 2017.pdfFernando Jose Barros Nascimento Dissertação2.18 MBAdobe PDFView/Open
Fernando José Barros Nascimento PRUDUTO CONCLUIDO 24-06.pdfFernado José Barros Nascimento Produto791.69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons