Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4700
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorAuler, Luiz Telmo da Silva-
dc.contributor.authorNascimento, Fernando José Barros-
dc.date.accessioned2017-09-27T22:48:03Z-
dc.date.available2017-09-27T22:48:03Z-
dc.date.issued2017-09-27-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4700-
dc.description.abstractO ensino de Física utilizando-se apenas a lousa, algumas exemplificações abstratas e matematizações como fundamento se revela inócuo para a modalidade de Ensino de Jovens e Adultos como o EJA e PROEJA, especialmente a eletricidade básica, o Magnetismo e Eletromagnetismo, em que, muito embora sejam interessantes na produção de conhecimento que vise ao entendimento sobre a geração de energia elétrica, tema importante em nossa sociedade atual, pouca ou nenhuma oportunidade é dada ao professor e ao aluno, no sentido de poderem desenvolver esses três temas de forma interligada, concisa e pragmática. Assim, motivar o aluno com o saber fazer, com resultados mais objetivos, ajudando-os na manipulação das práticas com a orientação do professor e o uso de vídeos livremente disponíveis ou editados dos aplicativos mais usuais para o ensino de Física, contribui para aprendizagem mais significativa, permitindo o pleno desenvolvimento das capacidades do alunado. As matérias aqui propostas de forma geral não são ensinados pelos professores na modalidade de ensino referida, até mesmo para os discentes cuja idade e série seguem os padrões considerados regulares ou próprios, o que torna as atividades aqui elaboradas de extrema importância para o ensino de Física no século XXI.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Larissa Vitoria Cardoso Cusielo (larissavitoria@id.uff.br) on 2017-09-06T19:13:58Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fernando José Barros Nascimento DISSERTAÇÃO COMPLETA JUN 2017.pdf: 2230136 bytes, checksum: f95ac6be75d33763d197cd367794f8b4 (MD5) Fernando José Barros Nascimento PRUDUTO CONCLUIDO 24-06.pdf: 810691 bytes, checksum: 96c612c8bb3249e690349f8cfc02adbf (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca do Aterrado BAVR (bavr@ndc.uff.br) on 2017-09-27T22:48:03Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fernando José Barros Nascimento DISSERTAÇÃO COMPLETA JUN 2017.pdf: 2230136 bytes, checksum: f95ac6be75d33763d197cd367794f8b4 (MD5) Fernando José Barros Nascimento PRUDUTO CONCLUIDO 24-06.pdf: 810691 bytes, checksum: 96c612c8bb3249e690349f8cfc02adbf (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-27T22:48:03Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Fernando José Barros Nascimento DISSERTAÇÃO COMPLETA JUN 2017.pdf: 2230136 bytes, checksum: f95ac6be75d33763d197cd367794f8b4 (MD5) Fernando José Barros Nascimento PRUDUTO CONCLUIDO 24-06.pdf: 810691 bytes, checksum: 96c612c8bb3249e690349f8cfc02adbf (MD5)en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen accesspt_BR
dc.titleSequência de práticas com recursos multimídia para o ensino de eletromagnetismo no EJA e PROEJApt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino de físicapt_BR
dc.subject.keywordEletricidadept_BR
dc.subject.keywordCorrente alternadapt_BR
dc.contributor.membersMonteiro, Isabel Cristina de Castro-
dc.contributor.membersHuguenin, José Augusto Oliveira-
dc.contributor.membersSilva, Ladário da-
dc.degree.levelMestrado profissionalpt_BR
dc.creator.affilliationUniversidade Federal Fluminense. Instituto de Ciências Exatas. Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física. Volta Redonda, RJpt_BR
dc.subject.descriptorEnsino de físicapt_BR
dc.subject.descriptorEletricidadept_BR
dc.subject.descriptorEnsino médiopt_BR
dc.subject.descriptorEducação de jovens e adultospt_BR
dc.subject.keywordotherPhysics educationpt_BR
dc.subject.keywordotherElectricitypt_BR
dc.subject.keywordotherElectromagnetismpt_BR
dc.description.abstractotherTeaching Physics using only the board, some abstract exemplification and too much mathematics the foundation reveals innocuous to the form of Youth and Adult Education as the EJA and PROEJA, especially the basic electricity, magnetism and electromagnetism, which even though they are interesting in the production of knowledge aimed at the understanding of the generation of electricity, a major issue in our society today, little or no opportunity is given to the teacher and student, in order to be able to develop these three themes interconnected, concise and pragmatic way. So Motivating students with the know-how, more objective results, helping them handling practices with the teacher's guidance and the use freely available videos or of even edited videos of the most common applications for teaching physics, contributes to more meaningful learning allowing the full development of the student body's capabilities. The materials proposed here generally are not taught by teachers in that type of education, even for students whose age series follow the standards considered regular or own, which makes the activities here developed extremely important for teaching physics at XXI century.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Exataspt_BR
dc.degree.departmentPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.programMestrado Nacional Profissional em Ensino de Físicapt_BR
dc.degree.date2017-01-13-
dc.degree.localVolta Redonda, RJpt_BR
dc.publisher.departmentVolta Redondapt_BR
Appears in Collections:MNPEF - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Fernando José Barros Nascimento DISSERTAÇÃO COMPLETA JUN 2017.pdfFernando Jose Barros Nascimento Dissertação2.18 MBAdobe PDFView/Open
Fernando José Barros Nascimento PRUDUTO CONCLUIDO 24-06.pdfFernado José Barros Nascimento Produto791.69 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons