Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4721
Title: Turismo e economia colaborativa: uma avaliação das plataformas online de serviços vinculados ao turismo
Authors: Albertini, Giorgia Stefania Guida Grespan
metadata.dc.contributor.advisor: Telles, Adonai
metadata.dc.contributor.members: Monteiro, João Evangelista Dias
Marques, Osiris Ricardo Bezerra
Issue Date: 2017
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: A economia colaborativa é um fenômeno recente que vem afetando significativamente a indústria tradicional do turismo. O emergente modelo econômico se destaca pelo uso intensivo da internet para o acesso a plataformas e com o suporte das tecnologias da informação, práticas antigas de compartilhamento como o empréstimo e a troca passaram a ganhar escalas inéditas. O objetivo do trabalho foi criar uma forma de avaliação das plataformas online de serviços relacionados ao turismo e ditos ou percebidos como colaborativos. Seus objetivos específicos foram apresentar os conceitos de economia tradicional, economia colaborativa e turismo colaborativos; identificar características de serviços colaborativos online; identificar plataformas online de turismo colaborativo; aplicar a ferramenta de avaliação às plataformas identificadas e concluir sobre sua adesão às práticas colaborativas. O método de pesquisa consistiu primeiramente de uma pesquisa bibliográfica sobre os temas economia colaborativa e turismo, seguido de uma pesquisa de caráter exploratório. Como principal resultado da pesquisa identificou-se a falta de alinhamento entre o referencial teórico e a realidade das plataformas percebidas como colaborativas.
metadata.dc.description.abstractother: Collaborative economy is a recent phenomenon that has been significantly affecting the traditional tourism industry. The emerging economic model stands out by the intensive use of the internet for access to platforms, and with the support of information technologies, old practices of sharing as the loan and the exchange began to gain new scales once there is a great facility in connecting people interested in collaborative practices. The objective of this work was to create a method to evaluate the online platforms of services related to tourism said or perceived as collaborative. The specific objectives were to present the concepts of traditional economy, collaborative economy and collaborative tourism; Identify online characteristics of (online) collaborative services; Identify online platforms for collaborative tourism; Apply the assessment tool to the identified platforms and conclude on their adherence to collaborative practices. The research method consisted primarily of a bibliographical research on the themes of collaborative economy and tourism, followed by an exploratory research. The main result of the research was the lack of alignment between the theoretical reference and the reality of the platforms perceived as collaborative.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4721
Appears in Collections:SGT - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GIORGIA STEFANIA GUIDA GRESPAN ALBERTINI.pdf931.58 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.