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VIVENDO E APRENDENDO: O CUIDADO DE SI NO COTIDIANO DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM
Ensino
Qualidade de vida
Diagnóstico de enfermagem
Enfermagem
Ensino
Diagnóstico de enfermagem
Qualidade de vida
Estudantes de enfermagem
Nursing
Teaching
Quality of life
Nursing diagnosis
Oliveira, Raphael Monteiro | Posted on:
2012
Abstract
A entrada na Universidade representa mudanças na rotina dos estudantes que necessitam apreender novos conhecimentos e desenvolver a capacidade de adaptar-se as inúmeras atividades inerentes ao curso escolhido. Este estudo aborda a prevalência dos diagnósticos de enfermagem na população de acadêmicos de enfermagem e tem como objetivos: verificar o perfil e as atividades desenvolvidas pelos acadêmicos de Graduação em Enfermagem ao longo do curso e analisar a prevalência de nove diagnósticos de enfermagem para discutir sobre o cuidar de si desta população. Trata-se de um estudo quantitativo, cuja coleta de dados foi realizada através da aplicação de um questionário a 270 estudantes do Curso de Graduação em Enfermagem e Licenciatura da Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa e, posteriormente, os dados foram submetidos a analise estatística descritiva simples. Os resultados demonstraram que se trata de uma população predominantemente feminina, solteira, sem filhos, que não trabalha, reside com a família, possui uma média de idade de 22 anos e que tende, ao longo dos períodos, a se envolver em diversas atividades extracurriculares. Quanto aos diagnósticos observou-se uma alta prevalência de Autocontrole ineficaz da saúde, padrão de sono prejudicado, insônia, estilo de vida sedentário, ansiedade e sobrecarga de estresse. O curso de graduação em enfermagem visa formar um profissional generalista capaz de lidar com qualquer situação na prática. Nesse sentido, os dados sugerem que medida que os estudantes avançam no curso, aprendem a cuidar do outro em detrimento do cuidar de si que pode estar relacionado a sobrecarga de tarefas de um curso integral e pelo pouco incentivo a consciência critica acerca da própria saúde. Assim, concluímos que é fundamental investimento em estratégias que possibilitem aos estudantes, a partir dos conhecimentos apreendidos e das experiências compartilhadas, repensar seus hábitos e estilo de vida para incentivar a consciência critica acerca da importância do cuidar de si como ponto de partida para o cuidado com o outro.
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Document type
Trabalho de conclusão de cursoSource
Oliveira, Raphael Monteiro. Vivendo e aprendendo: o cuidado de si no cotidiano do acadêmico de enfermagem. 2012. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2012.Subject(s)
EnfermagemEnsino
Qualidade de vida
Diagnóstico de enfermagem
Enfermagem
Ensino
Diagnóstico de enfermagem
Qualidade de vida
Estudantes de enfermagem
Nursing
Teaching
Quality of life
Nursing diagnosis
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