Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4746
Title: A formação acadêmica: contribuições para o cuidado integral a usuários de álcool e outras drogas no Programa Médico de Família
Authors: Veloso, Rejane da Conceição Xavier
metadata.dc.contributor.advisor: Souza, Ândrea Cardoso de
metadata.dc.contributor.advisorco: Nicodemos, Júlio César de Oliveira
metadata.dc.contributor.members: Souza, Ândrea Cardoso de
Nicodemos, Júlio César de Oliveira
Marques, Dalvani
Issue Date: 2013
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Citation: Veloso, Rejane da Conceição Xavier. A formação acadêmica: contribuições para o cuidado integral a usuários de álcool e outras drogas no Programa Médico de Família. 2012. 80 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem) - Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, Universidade Federal Fluminense, 2012.
Abstract: Este estudo teve como objetivo analisar se há e como se dá o acolhimento aos usuários de álcool e outras drogas no Programa Médico de Família (PMF) no município de Niterói (RJ). Partindo do pressuposto que essa clientela possui grandes dificuldades para acessar os serviços de saúde, principalmente os dispositivos da Atenção Básica, buscou-se identificar as estratégias de cuidado e os principais impasses para a assistência aos pacientes em uso abusivo de álcool e outras drogas no PMF/Niterói, evidenciando a formação como um suporte para um cuidado integral. Para o alcance dos objetivos propostos, optou-se por utilizar a pesquisa exploratória, com abordagem qualitativa. Os cenários e sujeitos do estudo foram dois módulos do PMF/Niterói e os profissionais que o integravam (com ensino superior completo), respectivamente. Os resultados encontrados revelaram que o acolhimento aos usuários de drogas, nos módulos, se dá através do mapeamento desses usuários no território, posterior a isso, o acompanhamento longitudinal e encaminhando, utilizando a supervisão de equipe como suporte para uma assistência adequada. Os profissionais apontaram a falta de tempo, de estrutura física adequada e as dificuldades para o estabelecimento de vínculos como os principais desafios relacionados ao acompanhamento a essa clientela. Em se tratando da formação acadêmica, os sujeitos do estudo evidenciam a importância da mesma como um suporte para as ações voltadas aos usuários de álcool e outras drogas, porém, entende que não é apenas a formação que dará todos os conteúdos necessários para acolher e criar vínculos com esses usuários.
metadata.dc.description.abstractother: This study has the objective of analyze if there is a way to take care of the alcohols and others drugs users and how to do it, in the Family Medical Program (FMP), in the city of Niterói, Rio de Janeiro. First of all, the users has a lot of difficulty to access the health assistance, mainly the Primary Health Attention. We tried to identify the strategy and the main difficulties to take care the alcohol and others drugs users, in FMP/Niterói, showing the conformation (ou formation) as a support integral care. To get the targets that we suggested, we use an exploration search, with a qualitative viewer. The scenery was the PMF/NITERÓI and the graduated professionals that works there, was the people of this study. The result that we found show us that the FMP shelter the drugs users, and then orientate them to another health units (unidade de saúde), we used the team supervision as support to the correct assistance. The professionals said that they don’t have time to know better the patients and don’t have appropriate structure to take care of them. The professionals show that not only academic formation is important to take care of the users, is necessary being next and know the patients to reach a good result.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4746
Appears in Collections:EEAAC - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC Rejane da Conceição Xavier Veloso.pdf305.96 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons