INTEGRANDO MÚSICA E QUÍMICA: UMA PROPOSTA PEDAGÓGICA ALTERNATIVA DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Ensino e aprendizagem de ligações químicas
Aprendizagem significativa
Paródias musicais
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Música
Ligação química
Paródia
Ensino médio
Teaching and learning of chemistry
Teaching and learning of chemical bonds
Significant learning
Musical parodies
Torres, Alexandre Lourenço | Posted on:
2017
Abstract
Este trabalho relata uma metodologia ativa para o ensino de ligações químicas: composição de paródias musicais como uma proposta de potencializar a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações da atividade orientada, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das paródias musicais, fotos, vídeos e análise das letras das paródias. A pesquisa foi realizada no Colégio Pedro II, Campus Niterói, Rio de Janeiro e aplicada no 1º. ano do ensino médio regular do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos indicam que a construção de paródias musicais favoreceu o processo de ensino-aprendizagem, sendo esse recurso didáticos visto pelos alunos como alternativa para facilitar a aprendizagem. Consideramos que este trabalho pode ser replicado, abrindo possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias de metodologias ativas no ensino de ciências da natureza. Com o intuito de incentivar esta aplicação, elaboramos, como produto dessa dissertação, uma videoaula onde é mostrada a aplicação da metodologia e com orientações sobre a forma de utilização
[Texto sem Formatação]
[Texto sem Formatação]
Document type
DissertaçãoSubject(s)
Ensino-aprendizagem de químicaEnsino e aprendizagem de ligações químicas
Aprendizagem significativa
Paródias musicais
Ensino de química
Processo de ensino-aprendizagem
Música
Ligação química
Paródia
Ensino médio
Teaching and learning of chemistry
Teaching and learning of chemical bonds
Significant learning
Musical parodies
License Term
CC-BY-SAThe following license files are associated with this item: