Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771
Title: Integrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativa
Authors: Torres, Alexandre Lourenço
metadata.dc.contributor.advisor: Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
metadata.dc.contributor.members: Anjos, Maylta Brandão dos
Chinelli, Maura Ventura
Ribeiro, Carlos Magno Rocha
Issue Date: 3-Oct-2017
Abstract: Este trabalho relata uma metodologia ativa para o Ensino de Ligações Químicas: Composição de paródias musicais como uma proposta de potencializar a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações da atividade orientada, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das paródias musicais, fotos, vídeos e análise das letras das paródias. A pesquisa foi realizada no Colégio Pedro II, Campus Niterói, Rio de Janeiro e aplicada no 1º. ano do Ensino Médio Regular do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos indicam que a construção de paródias musicais favoreceu o processo de ensino-aprendizagem, sendo esse recurso didáticos visto pelos alunos como alternativa para facilitar a aprendizagem. Consideramos que este trabalho pode ser replicado, abrindo possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias de metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza. Com o intuito de incentivar esta aplicação, elaboramos, como produto dessa dissertação, uma videoaula onde é mostrada a aplicação da metodologia e com orientações sobre a forma de utilização.
metadata.dc.description.abstractother: This paper reports an active methodology for the Teaching of Chemical Bonds: Composition of musical parodies as a proposal to potentiate meaningful learning. For this purpose we used a qualitative methodology and, for data collection and decision making during the research process, questionnaires, observations of the activity oriented, testimony of the students during and after the elaboration of the musical parodies, photos, videos and analysis of the letters of the parodies. The research was carried out at Pedro II School, Niterói, Campus, Rio de Janeiro and applied in the 1st. Year of Regular High School during the academic year of 2106. The results indicate that the construction of musical parodies favors facilitate the teaching-learning process. We consider that this work can be replicated and open possibilities of new creations and research on the use of active methodologies for teaching of Natural Sciences. In order to stimulate this application, we elaborate, as a product of this dissertation, a videoconference showing the application of the methodology and guidelines on how to use it.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Alexandre L. Torres.pdfDissertação Mestrado2.06 MBAdobe PDFView/Open
Produto Final - Alexandre L. Torres.pdfProduto349.55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons