Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4771
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFarias, Florence Moellmann Cordeiro de-
dc.contributor.authorTorres, Alexandre Lourenço-
dc.date.accessioned2017-10-03T17:14:22Z-
dc.date.available2017-10-03T17:14:22Z-
dc.date.issued2017-10-03-
dc.identifier.urihttps://app.uff.br/riuff/handle/1/4771-
dc.description.abstractEste trabalho relata uma metodologia ativa para o Ensino de Ligações Químicas: Composição de paródias musicais como uma proposta de potencializar a aprendizagem significativa. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, do tipo pesquisa-ação, e utilizou, para o levantamento de dados e para a tomada de decisões no decorrer do processo de pesquisa, questionários, observações da atividade orientada, depoimento dos educandos durante e após a elaboração das paródias musicais, fotos, vídeos e análise das letras das paródias. A pesquisa foi realizada no Colégio Pedro II, Campus Niterói, Rio de Janeiro e aplicada no 1º. ano do Ensino Médio Regular do ano letivo de 2016. Os resultados obtidos indicam que a construção de paródias musicais favoreceu o processo de ensino-aprendizagem, sendo esse recurso didáticos visto pelos alunos como alternativa para facilitar a aprendizagem. Consideramos que este trabalho pode ser replicado, abrindo possibilidades de novas criações e pesquisas sobre o emprego de estratégias de metodologias ativas no ensino de Ciências da Natureza. Com o intuito de incentivar esta aplicação, elaboramos, como produto dessa dissertação, uma videoaula onde é mostrada a aplicação da metodologia e com orientações sobre a forma de utilização.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Maria Bernadete Dos Santos (mariabpds@id.uff.br) on 2017-09-27T17:53:27Z No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Alexandre L. Torres.pdf: 2113771 bytes, checksum: e92b2eb0221ae3372965ba2accb94702 (MD5) Produto Final - Alexandre L. Torres.pdf: 357939 bytes, checksum: 0c6eccc1f4a85d82d3cd61292b293898 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Central do Valonguinho Biblioteca Central do Valonguinho (bcv@ndc.uff.br) on 2017-10-03T17:14:22Z (GMT) No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Alexandre L. Torres.pdf: 2113771 bytes, checksum: e92b2eb0221ae3372965ba2accb94702 (MD5) Produto Final - Alexandre L. Torres.pdf: 357939 bytes, checksum: 0c6eccc1f4a85d82d3cd61292b293898 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-10-03T17:14:22Z (GMT). No. of bitstreams: 3 license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Dissertação Alexandre L. Torres.pdf: 2113771 bytes, checksum: e92b2eb0221ae3372965ba2accb94702 (MD5) Produto Final - Alexandre L. Torres.pdf: 357939 bytes, checksum: 0c6eccc1f4a85d82d3cd61292b293898 (MD5)en
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsOpen Accesspt_BR
dc.titleIntegrando música e química: uma proposta pedagógica alternativa de aprendizagem significativapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.subject.keywordEnsino-Aprendizagem de Químicapt_BR
dc.subject.keywordEnsino e Aprendizagem de Ligações Químicaspt_BR
dc.subject.keywordAprendizagem Significativapt_BR
dc.subject.keywordParódias Musicaispt_BR
dc.contributor.membersAnjos, Maylta Brandão dos-
dc.contributor.membersChinelli, Maura Ventura-
dc.contributor.membersRibeiro, Carlos Magno Rocha-
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.subject.descriptorEnsino de químicapt_BR
dc.subject.descriptorProcesso de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subject.descriptorMúsicapt_BR
dc.subject.descriptorLigação químicapt_BR
dc.subject.descriptorParódiapt_BR
dc.subject.descriptorEnsino médiopt_BR
dc.subject.keywordotherTeaching and learning of chemistrypt_BR
dc.subject.keywordotherTeaching and learning of chemical bondspt_BR
dc.subject.keywordotherSignificant learning,pt_BR
dc.subject.keywordotherMusical parodiespt_BR
dc.description.abstractotherThis paper reports an active methodology for the Teaching of Chemical Bonds: Composition of musical parodies as a proposal to potentiate meaningful learning. For this purpose we used a qualitative methodology and, for data collection and decision making during the research process, questionnaires, observations of the activity oriented, testimony of the students during and after the elaboration of the musical parodies, photos, videos and analysis of the letters of the parodies. The research was carried out at Pedro II School, Niterói, Campus, Rio de Janeiro and applied in the 1st. Year of Regular High School during the academic year of 2106. The results indicate that the construction of musical parodies favors facilitate the teaching-learning process. We consider that this work can be replicated and open possibilities of new creations and research on the use of active methodologies for teaching of Natural Sciences. In order to stimulate this application, we elaborate, as a product of this dissertation, a videoconference showing the application of the methodology and guidelines on how to use it.pt_BR
dc.identifier.vinculationAluno de Mestradopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal Fluminensept_BR
dc.degree.departmentInstituto de Químicapt_BR
dc.degree.programPós-Graduação em Ensino de Ciências da Naturezapt_BR
dc.degree.date2017-08-09-
dc.degree.localNiterói - UFFpt_BR
dc.publisher.departmentNiteróipt_BR
Appears in Collections:PPECN - Teses e Dissertações

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Alexandre L. Torres.pdfDissertação Mestrado2.06 MBAdobe PDFView/Open
Produto Final - Alexandre L. Torres.pdfProduto349.55 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons