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Title: Reflexões para um ensino inclusivo em aulas de química: aporte na psicologia histórico-cultural
Authors: Silva, Juliana Mendes da
metadata.dc.contributor.advisor: Oliveira, Luiza Rodrigues de
metadata.dc.contributor.members: Bampi, Maria Luisa Furlin
Latini, Rose Mary
Almeida, Lúcia da Cruz de
Issue Date: 4-Oct-2017
Abstract: Esta Dissertação teve por objetivo tratar da prática inclusiva nas escolas regulares a partir do ensino de Química para alunos com deficiência visual (DV). Para isso, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante, na qual se analisou a prática da professora na sala de aula regular e no NAPNE (Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Especiais) na aplicação de uma metodologia de ensino em Química Orgânica. O aporte teórico desta Dissertação foi a Teoria da Psicologia Histórico-Cultural de Vigotski, pois este autor além de ter constituído a formação do conceito científico como um de seus objetos de estudo, também, realizou pesquisas sobre o ensino de crianças com deficiências e transtornos globais de desenvolvimento. Foi percebido que a inclusão de alunos não se reduz à simples aplicação de recursos adaptados, mas, sobretudo, a mudanças nas práticas metodológicas e também na forma de relação.
metadata.dc.description.abstractother: This thesis aimed to address the inclusive practice in mainstream schools from the Chemistry teaching for students with visual impairment (DV). For this, a qualitative survey was conducted with participant observation, which examined the practice of teacher in the regular classroom and NAPNE (Center for Assistance to People with Special Needs) in the application of a teaching methodology in organic chemistry. The theoretical basis of this dissertation was the Theory of Psychology Historical Cultural Vigotski, as this author in addition to having been the formation of the scientific concept as one of its objects of study, also conducted research on teaching children with disabilities and global disorders of development. It was realized that the inclusion of students can‟t be reduced to the simple application of adapted resources, but above all to changes in methodological practices and also in the form of relationship.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4784
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