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Title: Metodologias didáticas alternativas para o ensino de geometria molecular e soluções: estratégias para a construção do conhecimento
Authors: Bouzon, Júlia Damazio
metadata.dc.contributor.advisor: Farias, Florence Moellmann Cordeiro de
metadata.dc.contributor.members: Guimarães, Pedro Ivo Canesso
Merçon, Fábio
Borges, Márcia Narcizo
Issue Date: 4-Oct-2017
Abstract: Com uma proposta de atuação na melhoria do processo de Ensino-Aprendizagem de Química, neste trabalho é descrito o uso de metodologias didáticas alternativas para o ensino dos conteúdos curriculares de Geometria Molecular e de Soluções. O primeiro tópico foi abordado com o uso de balões de aniversário como modelos materiais, enquanto para o segundo utilizou-se substâncias comuns no dia a dia dos alunos na busca de um ensino mais contextualizado. A avaliação da aplicação destas metodologias didáticas foi realizada comparativamente (turmas onde as metodologias foram aplicadas versus turmas que não tiveram acesso as mesmas) por meio de questionários sobre a metodologia em si e exercícios sobre os conteúdos disciplinares. Os resultados alcançados foram positivos demonstrando o favorecimento do processo de ensino-aprendizagem, com maior participação dos alunos tanto na discussão quanto na construção do próprio conhecimento. Considerando os resultados observados e a necessidade de trocas entre os docentes de experiências inovadoras utilizadas para a melhoria do Ensino de Química, este trabalho também relata a construção de um blog que objetiva a discussão de metodologias didáticas e a troca de conhecimentos e experiências entre professores de Química.
metadata.dc.description.abstractother: Based on a proposal to improve the Chemistry teaching-learning process, this work describes the use of alternative methods for teaching the curricular content of Molecular Geometry and Solutions. The first topic was approached using birthday balloons as material models, while for the second we used common substances in students’ everyday lives to provide a more contextualized learning. The evaluation of the implementation of these teaching methodologies was carried out comparatively (classes where the methodologies were applied versus classes that did not have access to these) through questionnaires on the methodology itself and exercises on the subject content. The results were positive, having demonstrated that the teaching-learning process was favored, from the increased participation of students, both in discussion and in the construction of knowledge itself. Considering the observed results and the need for exchanges among teachers who did innovative experiments to improve their teaching of Chemistry, this paper also describes the creation of a blog that aims to discuss teaching methods and promote the exchange of knowledge and experience among Chemistry teachers.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4785
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