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Title: Desenvolvimento de uma sequência didática usando corantes alimentícios curcuminóidicos para o ensino de química orgânica experimental da UFF
Authors: Fagundes, Thayssa da Silva Ferreira
metadata.dc.contributor.advisor: Valverde, Alessandra Leda
metadata.dc.contributor.advisorco: Ribeiro, Carlos Magno Rocha
metadata.dc.contributor.members: Chacon, Eluzir Pedrazzi
Veloso, Marcia Cristina da Cunha
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Neste trabalho foi desenvolvida uma sequência didática usando experimentos com e pigmentos curcuminóides contidos em alimentos industrializados como tema motivador, para serem realizados em aulas de Química Orgânica Experimental (QOE) I, V e XI dos cursos de Química, Farmácia e Engenharia Química, respectivamente, da Universidade Federal Fluminense (UFF). Os alimentos utilizados nos experimentos foram: cúrcuma em pó (açafrão-da-terra), sopa desidratada comercial e caldo de galinha em pó comercial, todos contendo cúrcuma em sua composição. Foi aplicada na sequência de experimentos a obtenção dos pigmentos curcuminóides desses alimentos através de extração contínua por Soxhlet ou extração descontínua por solvente (extração rápida), seguida da retirada do solvente por evaporação em rotaevaporador, e finalmente a análise qualitativa dos pigmentos extraídos por cromatografia em camada delgada (CCD) revelada com a radiação da lâmpada de “luz negra”. A sequência foi planejada para ser facilmente realizada em três aulas de 3 a 4 horas de duração, mas de acordo com as observações feitas durante a aplicação da sequência, os experimentos podem ser feitos em até uma ou duas aulas dependendo do andamento das atividades no laboratório. A partir do questionário diagnóstico, aplicado aos alunos antes das aulas que abordariam as técnicas envolvidas na sequência experimental, constatou-se um baixo conhecimento prévio dos conteúdos de extração, remoção de solvente de amostras sólidas e CCD. Com o questionário avaliativo, aplicado após as aulas, observou-se um maior interesse dos alunos pelos experimentos ao utilizar os alimentos e seus corantes curcuminóides como material motivador. Observou-se também que nas questões mais gerais sobre os temas de extração e CCD, os alunos que fizeram a sequência tiveram uma retenção de conhecimento igual ou inferior aos alunos sem sequência, porém, nas questões mais específicas o percentual de acertos dos alunos que fizeram a sequência experimental foi maior. Desta forma, para um melhor aprendizado das técnicas abordadas é necessário ressaltar aos professores os pontos em que o conhecimento sobre os temas não foi bem assimilado. A partir do questionário respondido pelos professores que aplicaram a sequência experimental, observou-se que o método proposto, além de gerar maior interesse dos alunos pelos experimentos, proporcionou uma ótima interação entre o grupo, e permitiu a abordagem de diferentes tópicos de química orgânica. Visando a utilização da sequência experimental para o desenvolvimento de uma sequência didática como divulgação científica, sua aplicação foi realizada para alunos de nível médio do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) na forma de oficinas de ensino. Neste momento, a sequência foi composta apenas da extração descontínua seguida de CCD e buscou-se, durante as técnicas, substituir os Erlenmeyers, as câmaras de eluição e os capilares por materiais mais próximos ao cotidiano desses alunos, como vidros de geleia e tubos internos de caneta. Neste caso, uma avaliação da percepção por parte dos alunos, através de observação comportamental, mostrou estarem bastante atentos e interessados aos experimentos, principalmente no momento de revelação dos pigmentos curcuminóides com a lâmpada de “luz negra”.
metadata.dc.description.abstractother: In this work was developed a didactic sequence of experiments using experiments with curcuminoids pigments contained in processed foods as a motivating theme to be implemented in experimental organic chemistry classes I, V and XI of the Chemistry, Pharmacy and Chemical Engineering courses, respectively, from Universidade Federal Fluminense (UFF). The foods used in the experiments were: turmeric powder, commercial dehydrated soup and commercial chicken broth, all containing turmeric in their composition. The didactic sequence applies the curcuminoid extraction of these foods by continuous extraction (Soxhlet extraction) or discontinuous extraction (Rapid Extraction), followed by solvent evaporation under rotary evaporator and finally the qualitative analysis of the extracted pigments by thin layer chromatography (TLC) revealed with “black light” lamp radiation. The procedures were designed to be easily carried in 3 lessons during 3-4 hours long, but according to the observations made during the sequence application, the experiments can be made up to one or two classes depending on the activities progress in the classroom. From the diagnostic questionnaire, applied to the students before classes which involve the techniques used on the experimental sequence, we found a low previous knowledge content of purification and TLC. With the evaluative questionnaire applied after classes, was observed a greater student interest in the experiments by using food and their curcuminoid pigments as motivating material. It was also observed that students who did sequence had equal or lower knowledge retention than students without it in more general questions about the themes of extraction and TLC, however, in more specifics questions the percentage of correct answers of the students who made the sequence was higher. Thus, for a better learning of the purification and analysis techniques, is necessary to emphasize to the teachers the points in which knowledge was not well assimilated. From the questionnaire answered by teachers who applied the experimental sequence, it was observed that the proposed method, besides generate a greater student interest in experiments, also provided an optimal group interaction and allowed to approach different topics of organic chemistry. Aiming to use the experimental sequence for development a didactic sequence as scientific disclosure, its application was made to high school students from Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) as educational workshops. At this time, the sequence was composed only of discontinuous extraction followed by TLC and, during the experiments, sought-for replace the Erlenmeyer flasks, thin layer chromatography tanks and capillaries tube by students quotidian materials, like jelly glasses and pen ink tubes. In this case, an evaluation of the student’s perception by through behavioral observation showed they were more attentive and interested in the experiments, especially in the chromatography revelation moment with “black light” lamp.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4789
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