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Title: Realização profissional X satisfação pessoal: O sentido da escolha profissional dos alunos do ensino médio
Authors: Rosa, Joel de Sá
metadata.dc.contributor.advisor: Lemos, Carlos Eugênio Soares de
metadata.dc.contributor.members: Silva, Geovana Tabachi
Risso, Sérgio
Issue Date: 5-Oct-2017
Abstract: O aluno do ensino médio, com idade média entre 15 e 18 anos, muitas vezes pode parecer inseguro ao escolher uma carreira profissional que poderá acompanhá-lo por toda a sua vida laboral. O presente estudo se propôs a descobrir se esta escolha atende mais a um desejo de realização profissional, no sentido de realização econômico-financeira, ou à satisfação pessoal, ou ainda a possibilidade de a profissão escolhida atender a estas duas ou mais hipóteses. Em termos metodológicos, o estudo se deu entre os meses de março e dezembro de 2015, com observação participante nas aulas assistidas, entrevistas informais com os alunos e a elaboração de uma carta orientada (projeto PIBID – Coeducação de Gerações), respondida por cento e dezoito alunos do segundo e terceiro anos da escola Rotary II. Para a análise dos dados coletados, partiu-se de uma breve pesquisa bibliográfica realizando um diálogo com dois autores significativos nesse campo, como Jessé de Sousa e Ricardo Antunes, além de se basear em dados apresentados pelo Censo 2010 (IBGE) Por fim, foi possível perceber que os resultados apresentaram alguns perfis dos alunos com relação a desejos profissionais, salários pretendidos, apoio e pressão dos pais na escolha da profissão, salário desejado para ser feliz, dentre outros, o que possibilitou traçar um panorama geral sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos quanto à decisão a tomar após a conclusão do curso.
metadata.dc.description.abstractother: The high school student, aged between 15 and 18 years, can often seem unsure when choosing a career that might be with with him throughout his entire working life. This study is aimed to find out if this choice caters more to a desire for professional achievement, as in, economic and financial fulfillment, personal satisfaction, or the possibility of the chosen profession meet these two or more hypotheses. In terms of methodology, the study took place between March and December 2015, with participant observation in classes attended, informal interviews with students and the development of a targeted letter (PIBID project - Coeducação de Gerações) answered by a hundred and eighteen students from the second and third year of Rotary II school. For the analysis of the data collected, it started with a brief research conducting a dialogue with two significant authors in this field, as Jessé de Sousa and Ricardo Antunes, beside being based on data provided by the 2010 Census (IBGE). Finally, it was possible to note that the results presented some profiles of students about their professional desires, desired salaries, support and pressure from parents in the choice of profession, desired salary to be happy, among others, making it possible to trace an overview of the difficulties faced by students in the decision to be taken after completion of the course.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4793
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