Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4803
Title: Comunicação química no ensino de funções orgânicas
Authors: Lassance, Priscilla Santos
metadata.dc.contributor.advisor: Borges, Márcia Narcizo
metadata.dc.contributor.members: Chacon, Eluzir Pedrazzi
Chineli, Maura Ventura
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Os Semioquímicos são substâncias naturais responsáveis pela Comunicação Química, entre seres de mesma espécie e de espécies diferentes. Esse tipo de comunicação ocorre de forma muitas vezes imperceptível para nós, porém, está mais presente em nosso cotidiano do que podemos imaginar. Por ser uma temática do cotidiano, com forte caráter interdisciplinar, surgiu como uma proposta alternativa ao ensino de Química Orgânica. Desta forma, este trabalho descreve a aplicação e avaliação dessa temática, através do uso do áudio “A química entre nós: Comunicação Química” e da elaboração e aplicação de um jogo de Bingo, além de uma aula de exercícios voltados para o ENEM, visando àaprendizagem significativa de Química Orgânica. Os resultados obtidos foram bastante satisfatórios, pois desenvolveram nos alunos um maior senso crítico a respeito da utilização de agrotóxicos, e a utilização de tecnologias mais limpas como os semioquímicos, além de proporcionar um melhor aprendizado sobre o conteúdo de Química Orgânica.
metadata.dc.description.abstractother: The Semiochemicals are natural chemical substances responsible for communication between lives beings from different species or from same species, this type of communication happens imperceptible for many times, in spite ofit is present in our daily lives more than we can imagine. For being a topic of our daily life, with a strong interdisciplinary character, it appears as an alternative to teaching Organic Chemistry. Therefore, this work describes the implementation and evaluation of this theme usingan audio "The chemistry between us: Chemical Communication" and a game of Bingoand exercises for ENEM exam, seekingmeaningful learningOrganic Chemistry. The resultswere very satisfactory, because the students have developed a greater critical thinking regarding the use of pesticides, and the use of cleaner technologies as semiochemicals, besides providing a better learning about the content of Organic Chemistry.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4803
Appears in Collections:QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia Priscilla.pdf1.4 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons