Please use this identifier to cite or link to this item: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4815
Title: Ensino e aprendizado de química através do emprego de metodologias experimentais de baixo custo
Authors: Fonseca, Cristiano de Amorim
metadata.dc.contributor.advisor: Semaan, Felipe Silva
metadata.dc.contributor.members: Marques, Flávia Ferreira de Carvalho
Pacheco, Wagner Felippe
Oliveira, Renato Soares de
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Indiscutível o fato de que, no ensino fundamental e médio, a experimentação no ensino das ciências, quando bem aplicada, desperta o interesse do aprendiz, principalmente, quando tais experimentos estão em consonância com a realidade do público em que se trabalha. A metodologia cria oportunidade para que os alunos pensem criticamente, em contrário ao ensino tradicional, na qual a informação é recebida passivamente, com o único objetivo de memorizar e repetir conteúdos. Embora seja interessante a experimentação, tal metodologia esbarra em diversas dificuldades contrárias a sua implementação. A construção de laboratórios é cara, demanda materiais, laboratorista e, por conta disso e de outros motivos, muitas escolas não tomam tal iniciativa para o ensino, inviabilizando desta forma um ensino com um caráter empírico. No presente trabalho é proposta uma metodologia que contemple esse caráter empírico das ciências, contornando tais dificuldades e viabilizando, consequentemente, sua aplicação. Para isso, propõe-se experimentos demonstrativos-investigativos, que uma vez bem planejados e conduzidos, possam levar a aprendizagens concretas, sendo uma ferramenta poderosa no processo ensino-aprendizagem.
metadata.dc.description.abstractother: An unquestionable is the fact that , in elementary and secondary education, experimentation in science, when properly applied, rises the interest of the learner, especially when such experiments are consistent with the reality that the public works. This methodology creates opportunity for students to think critically, in contrast to traditional teaching, in which information is received passively, with the only goal to memorize and repeat contents. Although it is an interesting strategy, this methodology runs into several difficulties opposing to its implementation. The construction of labs is expensive, material and laboratory technician are often demanded, and due to these and other reasons, many schools do not take such an initiative for education, thus invalidating one teaching with an empirical character. In this work we propose a methodology that addresses this empirical approach to sciences, such bypassing difficulties and enabling, consequently, its application. For this, we propose demonstractive-investigative experiments, once planned and well conducted, they can lead to meaningful learning, being a powerful tool.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4815
Appears in Collections:QLICN - Trabalhos de Conclusão de Curso - Niterói

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Monografia_Cristiano de Amorim.pdf620.18 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons