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Title: Dislexia: Que contribuições podem ser dadas para facilitar o entendimento dos conceitos científicos?
Authors: Teixeira, Vanessa Grezzi Pinto
metadata.dc.contributor.advisor: Coutinho, Lucidéa Guimarães Rebello
metadata.dc.contributor.members: Costa, Eden Vieira
Selles, Jairo Paes
Issue Date: 2014
Publisher: Universidade Federal Fluminense
Abstract: Atualmente a educação no Brasil vem passando por inúmeras dificuldades, seguindo assim para um rumo desordenado que está apresentando. Tal situação gera implicações presentes e futuras em nosso país. Acredita-se que somente com uma boa educação o país cresce. Infelizmente, professores e alunos hoje em dia encontram-se com extremo desinteresse. A educação precisa ser resgatada e, baseando-se neste ideal, este trabalho consiste na investigação da educação especial, com um enfoque nos distúrbios de aprendizagem, já que estes alunos encontram-se marginalizados por uma educação que já se encontra em péssimas condições, sobretudo o ensino em instituições públicas. Este trabalho aborda aspectos teóricos da aprendizagem, apresentando as principais ideias do teórico da educação Lev Semenovich Vygotsky, e também a percepção do psicólogo Allan O. Ross sobre dislexia. Baseando-se numa experiência de sete anos de trabalho com alunos disléxicos nos mais variados graus, compôs-se esse trabalho, fazendo-se deste um guia que traz os principais tipos de dislexia, com exemplos encontrados em salas de aula, demonstrados pelos seus professores. Um histórico da dislexia também é apresentado como uma forma de compreensão da evolução de sua descoberta e complexidade. Achou-se importante apresentar as atuais legislações vigentes no Brasil acerca da educação especial para que se pudesse observar a sua fragilidade e indefinição sobre a direção a ser tomada com alunos especiais e disléxicos. O trabalho procurou trazer, sobretudo informações observadas no trabalho com disléxicos, propondo assim uma nova reflexão dos atuais moldes de ensino a alunos com dificuldades de aprendizagem.
metadata.dc.description.abstractother: Currently education in Brazil has been undergoing many difficulties, so heading for a disorderly course that is presenting. This situation has implications present and future in our country. It is believed that only through an education the country grows. Unfortunately, teachers and students today find themselves with extreme disinterest. Education needs to be rescued and, based on this ideal, this work is the investigation of special education, with a focus on learning disabilities, since these students are marginalized by an education that is already in poor condition, especially teaching in public institutions. This paper discusses theoretical aspects of learning, presenting the main ideas of education theorist Lev Semenovich Vygotsky, and also the perception of the psychologist Allan O. Ross on dyslexia. Based on an experience of seven years of working with dyslexic students, to varying degrees, this work was composed, by making this a guide that brings the main types of dyslexia, with examples found in classrooms, demonstrated by their teachers . A history of dyslexia is also presented as a way of understanding the evolution of his discovery and complexity. Thought it important to present the current laws in force in Brazil about the special education so that they could observe their fragility and uncertainty about the direction being taken with special and dyslexic students. The work sought to bring, especially information observed in working with dyslexic, thus proposing a new reflection of the current patterns of teaching students with learning difficulties.
URI: https://app.uff.br/riuff/handle/1/4817
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